Prosegur reintegra trabalhadora, mas ainda não está em conformidade com a sentencia judicial
19 Mar
A trabalhadora demitida da Prosegur Colômbia que ganhou o direito à reintegração em setembro de 2014, foi finalmente reintegrada pela empresa na quarta-feira (11), na cidade de Pereira. Um mandado de prisão do responsável legal pela empresa no país está em vigor porque, apesar de a reintegração, a empresa não cumpriu a sentença na sua totalidade.
Na terça-feira (10), a Polícia Nacional da Colômbia visitou dois escritórios da Prosegur em Bogotá buscando o representante legal da empresa no país, Alejandro Agudelo. A Prosegur recebeu uma decisão final em 15 de setembro de 2014, forçando a empresa a readmitir a trabalhadora e pagar seus salários e benefícios atrasados no prazo de 48 horas. A Prosegur ignorou a decisão, apesar de não caber mais recursos. Até o momento, a Prosegur não pagou os salários e benefícios para a trabalhadora de acordo com a ordem judicial.
"É lamentável que Prosegur não respeitar os direitos trabalhistas e a justiça, quando a Polícia Nacional está à procura de um de seus gerentes", disse Adriana Rosenzvaig Secretária Regional da UNI Américas. "É incrível que a empresa não tenha cumprido até agora a sentença na sua totalidade."
A trabalhadora foi demitida pela Prosegur depois de se filiar ao SINTRAVALORES, violando direitos constitucionais na Colômbia e do direito humano à liberdade de associação.
O juiz do caso remeteu a situação de Alejandro Agudelo ao Gabinete do Procurador-Geral para investigar se ocorreu fraude processual por parte de Agudelo.
Fonte: UNI
Tradução: CNTV
Texto original em: http://www.uniglobalunion.org/es/news/prosegur-reintegra-trabajadora-pero-aun-no-cumple-con-la-sentencia
