Vigilantes do Inpa deflagram greve por atraso de salários em Manaus
12 Nov
Foto: Adneison Severiano |
Cerca de 80 vigilantes da empresa GR, que presta serviço de segurança ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), protestaram na manhã desta segunda-feira (11), na frente da sede do órgão, bairro Petrópolis na Zona Sul de Manaus. Os trabalhadores deflagraram greve por tempo indeterminado para cobrar o pagamento do salário referente ao mês de outubro.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Vigilantes do Amazonas (Sindevam), Valderli Bernardo, o pagamento do mês de outubro, que deveria ter sido pago até o dia 7 de novembro, ainda não foi depositado nas contas dos vigilantes. Os trabalhadores reclamam que ainda não há previsão de pagamento. Segundo o líder sindical, dos 180 vigilantes que atuam na segurança de áreas e prédios do Inpa em Manaus, apenas 50 trabalhadores receberam os salários.
Diante da situação, os demais vigilantes paralisaram as atividades desde as 6h da manhã desta segunda-feira. A categoria divulgou que irá permanecer em frente ao Inpa, na Rua Otávio Cabral. "O Inpa está sem segurança hoje e deve ficar até o pagamento ser efetuado”, revelou Valderli Bernardo.
O diretor do Sindevam, Adolfo Torres, informou que representantes da categoria se reuniram, na sexta-feira (8), para tratar do impasse com Inpa e a empresa GR. "O Inpa assume que deve três faturas a GR. Já GR disse que não tinha dinheiro para pagar os vigilantes pelo fato do Inpa não ter repassado as verbas. O Inpa disse que sofreu um corte de 30% das verbas e não teria dinheiro para pagar as empresas terceirizadas. Estamos aqui para cobrar do Inpa atuação pois, como gestora do contrato, o Instituto está sendo omisso. Em vez de chamar a polícia para retirar os trabalhadores do portão, o diretor deveria resolver essa situação com a empresa”, relatou o sindicalista.
A GR disse que não iria se posicionar sobre o assunto. Por meio de nota, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI) informou que a situação será resolvida assim que houver um posicionamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília. "O INPA/MCTI está enfrentando uma redução de seu orçamento em consequência dos reajustes do Governo Federal. O INPA esclarece ainda que articula com o MCTI uma solução para o caso", diz o comunicado.
Fonte: G1
