Cancelar
Acesso CNTV

Explosão de caixas eletrônicos em 2012 já alcança 2011

22 Mar

Quadrilhas que explodem e arrombam caixas eletrônicos em espaços comerciais e agências bancárias, colocando em risco a vida de pessoas, foram objeto de duas reuniões públicas nos últimos dias em Curitiba. No dia 15, o Ministério Público do Paraná (MP-PR), que instaurou inquérito civil público em janeiro deste ano para investigar os crimes, realizou uma reunião sobre o tema.

E na manhã desta quarta-feira (21), a Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma audiência pública, conforme proposição do deputado Tadeu Veneri (PT), para discutir o assunto. O evento contou com a participação de representantes do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e região, da Federação dos Vigilantes do Estado do Paraná (Fetravispp) e do Sindicato dos Bancários.

Casos crescentes

Levantamento feito pelo Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região mostra que só neste ano já foram registrados 52 ataques a caixas eletrônicos no Paraná. Mais da metade deles, 27 casos, aconteceram com o uso de explosivos. Só em Curitiba, ocorreram cinco explosões e seis arrombamentos com maçaricos.

Esses registros em menos de três meses do ano já estão alcançando a totalidade de casos em todo o ano de 2011. No ano passado, houve 69 ataques a caixas eletrônicos no Estado, incluindo explosões e arrombamentos com maçaricos). Desses, 50 ocorreram em Curitiba e região. Se o ritmo de roubos e tentativas de arrombamento de caixas eletrônicos se mantiver até o fim deste ano, o Paraná pode fechar 2012 com três vezes mais casos de explosões de caixas eletrônicos que em 2011.

De acordo com as entidades sindicais, os bancos instalam e disponibilizam equipamentos, mas não se preocupem em garantir a segurança dos clientes e dos trabalhadores.

No encontro do MP-PR, foram definidas três ações para coibir essa prática criminosa, tendo como foco minimizar os riscos ao consumidor: a criação de uma alternativa para destruição automática das notas quando houver a tentativa de violação do caixa eletrônico, a definição de critérios para a instalação dos caixas eletrônicos em estabelecimentos comerciais e a melhoria da qualidade das imagens das câmeras que ficam nos locais onde há caixas eletrônicos.

"Nossa prioridade é a segurança dos paranaenses. Já houve inclusive o registro de vítimas em virtude dessas explosões, por isso precisamos nos antecipar e coibir a ação desses criminosos", afirma o procurador-geral de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, que coordenou as discussões. Ficou estabelecido na reunião que cada uma das partes envolvidas no processo entregará, até 3 de maio, um estudo técnico para o Ministério Público com propostas de solução para os problemas apontados. No dia 17 de maio haverá uma audiência para formulação de um termo de ajustamento de conduta para adoção de medidas que garantam maior segurança aos consumidores.

Além do MP, participaram do encontro representantes da Federação Brasileira de Bancos, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Associação Comercial do Paraná, Associação Paranaense de Supermercados, Sindicombustíveis e Sindicato dos Vigilantes do Paraná. (com infomações do Portal Bem Paraná)

0 comentários para "Explosão de caixas eletrônicos em 2012 já alcança 2011"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.