Cancelar
Acesso CNTV

Vereadores de Rio Claro aprovam Lei dos Biombos

12 Abr


Os vereadores de Rio Claro, no interior de São Paulo aprovaram em segunda discussão nessa segunda-feira (11), em sessão extraordinária, o Projeto de Lei nº 120/2010, que obriga os bancos a colocarem biombos ou estrutura similar entre os caixas, inclusive os eletrônicos. O projeto é de autoria do parlamentar Julinho Lopes (PP). A lei depende de regulamentação do Executivo para entrar em vigor.

Autoridades de segurança e ligadas ao serviço apoiam a medida que visa aumentar a segurança e coibir o crime conhecido como "saidinha de banco", quando a pessoa é roubada logo após efetuar saque nas agências.

O diretor do Procon, Sérgio Santoro, afirma que a medida vem de encontro à lei que proíbe o uso de celular nas agências, oriunda de uma sugestão do órgão. Segundo ele, o Procon também apoia essa iniciativa que já foi adotada por outros municípios. Para Santoro, a instalação dos biombos irá garantir mais privacidade ao cidadão, protegendo-o da ação dos olheiros durante a realização de suas operações bancárias.

O Sindicato dos Bancários de Rio Claro também apoia a medida. A diretora da entidade, Silvana Anaruma, disse que o aumento da segurança é um dos itens permanentes da pauta de reivindicação da categoria. Segundo ela, com a aprovação da lei, pelo menos haverá meios de fiscalizar e cobrar dos bancos o cumprimento da medida.

Para ela, a iniciativa de aumentar a segurança deveria partir dos bancos que ganham muito e devolvem muito pouco para a sociedade. No entanto, é preciso a força da lei para obrigá-lo a investir em segurança. Silvana acredita que os biombos irão dificultar a ação dos olheiros, mas ressalta que a medida mais eficiente de proteção é evitar o saque de grandes quantias, adotando outras formas de pagamento e transferência de valores.

O comandante da Guarda Civil Municipal, José Sepúlveda, acredita que qualquer iniciativa que contribua para reduzir a criminalidade é válida. De acordo com ele, a medida irá restringir a ação dos bandidos na medida em que protege o usuário dos caixas nas agências bancárias. Para o comandante, a lei não resolve definitivamente o problema, mas ajuda. Em sua opinião, o consumidor pode e deve contribuir evitando sacar grandes quantias de dinheiro.

Já os bancos afirmam que os biombos vão prejudicar as adaptações feitas para permitir o acesso dos deficientes. A Febraban diz que a lei é ineficiente para reduzir a "saidinha" e pode facilitar a ação dos marginais porque criará obstáculos para o monitoramento dos vigilantes.

A Confederação Nacional dos Vigilantes defende a instalação dos biombos como a melhor alternativa para garantir a privacidade e a segurança dos clientes. Em projeto apresentado no final do ano passado, juntamente com a Contraf-CUT, a CNTV propõe que esses divisores sejam opacos e individualizados, com altura de dois metros entre os caixas, inclusive nos caixas eletrônicos. Esses espaços devem ser observados pelos vigilantes. Também propomos a instalação de câmeras de filmagem.

os bancos preferem simplesmente proibir a utilização de celulares por clientes e bancários porque isso não implica qualquer novo custo. "Eles só transfeririam a responsabilidade para os vigilantes, eximindo-se de qualquer participação para evitar os assaltos", explica o presidente da CNTV, José Boaventura.


0 comentários para "Vereadores de Rio Claro aprovam Lei dos Biombos"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.