Cancelar
Acesso CNTV

‘LEI ANTICALOTE’ BENEFICIA 40 MIL TERCEIRIZADOS DO ESTADO DA BAHIA

17 Fev

‘LEI ANTICALOTE’ BENEFICIA 40 MIL TERCEIRIZADOS DO ESTADO DA BAHIA

Em solenidade realizada na Governadoria da Bahia, no fim da tarde desta sexta-feira (14), o governador Jaques Wagner sancionou a lei que garante direitos trabalhistas aos 40 mil funcionários terceirizados de empresas prestadoras de serviço junto ao Estado. A medida impede que os trabalhadores não recebam benefícios como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ao término dos contratos.

A lei chamada ‘Anticalote’ resulta do Projeto de Lei 19.414/2011, aprovado em janeiro pela Assembleia Legislativa da Bahia. O texto institui a garantia do direito a férias, 13º salário, INSS e multa do FGTS com a dedução do contrato e retenção, por meio de depósito em banco público oficial, dos valores referentes a estes benefícios.

O eletricista Geovanni Matos trabalha como terceirizado no serviço público estadual há 17 anos e acredita que a nova lei põe fim a uma prática comum. “Geralmente, temos perdas, benefícios retidos e processos na Justiça para receber nossos direitos e, com essa lei, temos mais segurança no trabalho”.

Estiveram presentes no ato deputados estaduais e federais, representantes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Ministério Público do Trabalho, empresários, sindicalistas e profissionais terceirizados.

Para o presidente da Central Única dos Trabalhadores na Bahia (CUT-BA), Cedro Silva, o Estado faz um importante avanço nas relações de trabalho com a entrada em vigor da ‘Lei Anticalote’. “São milhares de trabalhadores que deixam de sofrer o calote de maus empresários e a Bahia sai na frente em mais uma ação em prol do trabalho decente”.

Fala CNTV

O projeto de lei anticalote, iniciativa do deputado distrital e diretor da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), Chico Vigilante, foi aprovado primeiramente em Brasília e serviu de modelo para o documento apresentado na Bahia pela deputada Maria Del Carmem. “A iniciativa se mostrou tão acertada que no final da discussão já conseguimos o apoio do patronato, por meio do Sindicato que representa as empresas de segurança. Além disso, o projeto foi aprovado por unanimidade”, destacou José Boaventura, presidente da CNTV e do Sindicato dos Vigilantes da Bahia.

Segundo Boaventura, essa mesma lei já é adotada por órgãos do judiciário federal e também começa a ser utilizada por algumas prefeituras, como é o caso de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia.

“Trabalhadores terceirizados das mais diversas categorias estão comemorando porque este é o resultado de mais de um mês de vigília na Câmara Legislativa acompanhando sessões que iam até 5h da manhã. Essa é mais uma demonstração de que, quando o trabalhador luta, conquista seus objetivos”, afirmou Boaventura.

Fonte:  CNTV com Assessoria de Comunicação Governo da Bahia

0 comentários para "‘LEI ANTICALOTE’ BENEFICIA 40 MIL TERCEIRIZADOS DO ESTADO DA BAHIA"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.