Cancelar
Acesso CNTV

Polícia Militar mantém a operação ‘Saque Seguro’

04 Jun

Hoje, sexta-feira, dia 1º de junho, está sendo iniciado um novo mês. Por isso, é importante o trabalhador estar alerta. De acordo com as polícias Civil e Militar, até o oitavo dia do mês aumenta o risco de crimes relacionados a transporte de valores.
Com o início de junho, as pessoas já aguardam os dias de pagamento. Infelizmente, crimes desta natureza acontecem frequentemente, devido ao período em que acontecem os pagamentos.
Os marginais, que estão sempre na espreita, aproveitam a situação e aplicam golpes e roubos.
Nas proximidades dos dias de pagamento cresce o movimento bancário e, com isso, os infratores aproveitam a oportunidade para cometer pequenos golpes, especialmente envolvendo idosos. Os marginais abusam da inocência dessas pessoas aplicando o golpe do bilhete premiado, mensagem via celular, falsas premiações e até mesmo ajuda em caixas eletrônicos nas agências bancárias. A “moda” dos assaltantes agora é a “saidinha” de banco, onde a vítima é observada pelo deliquente no momento em que está efetuando um saque dentro de uma agência bancária, sendo seguida até seu local de destino, onde é surpreendida e, então, anunciado o roubo.
Segundo a Polícia Militar (PM) de Tupã, a saída de bancos exige atenção adicional, especialmente nesse período do mês.
Além disso, a PM desenvolve a operação “Saque Seguro” através de folders disponíveis para a população, com o objetivo de informar e auxiliar as pessoas.
No material é possível encontrar dicas para o cidadão ficar ainda mais atento ao assunto.
Um dos alertas está relacionado ao momento em que a pessoa vai sair da agência bancária, durante as ações do dia a dia, no caixa eletrônico, além dos cuidados com o cartão de crédito.
Para a PM, a prevenção é sempre a melhor medida.
Além disso, a Polícia Civil aconselha as pessoas a redobrarem as atenções quanto ao transporte de valores.
Período crítico
As polícias Civil e Militar pedem cautela da população em geral para as datas que passam do dia 25, chegando ao 8º dia útil de cada mês, já que neste período há grande movimentação bancária por conta dos adiantamentos e em seguida dos pagamentos dos salários e aposentadorias.
Empresas devem optar por transações eletrônicas quando envolvem altos valores. Se isso não for possível, destine o serviço a uma empresa especializada. A população deve estar atenta aos saques em caixas eletrônicos e agências bancárias. Não conte o dinheiro na frente de muitas pessoas, ou na porta da agência. É aconselhável que idosos redobrem os cuidados ao irem aos bancos sozinhos, uma vez que são as principais vítimas dos marginais.
Além disso, o cidadão deve ter cuidado e olhar em quem confiar. Não é qualquer pessoa que pode prestar ajuda no momento em que é realizado um saque. É importante que a pessoa solicite o auxílio, se necessário, a um funcionário do banco que esteja identificado.
Outra dica para a pessoa não ser vítima dos marginais é estar atenta ao roteiro no percurso até ao banco. Sempre mudar o caminho e procurar chegar ao banco de destino por outras ruas. Caso o cidadão for fazer um saque em valor muito alto, estar sempre acompanhado de uma ou duas pessoas.
Vale lembrar ainda que é preciso verificar ao redor se existem pessoas em atitudes suspeitas. Caso necessário, o cidadão deve procurar a Polícia Militar. É importante estar sempre acompanhado por uma pessoa confiável no momento em que for preciso carregar um valor alto de dinheiro.
No dia a dia, tenha dinheiro separado para pequenas despesas, carregando assim apenas o necessário. Exibir ou tirar muito dinheiro da carteira, também pode atrair os olhares de bandidos.
No caso de denúncias, a população pode discar para o número 190. Existe também o número do Corpo de Bombeiros, através do 193.
Mais informações podem ser obtidas através do site www.policiamilitar.sp.gov.br.

0 comentários para "Polícia Militar mantém a operação ‘Saque Seguro’"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.