Cancelar
Acesso CNTV

Paraná é o quarto estado no ranking de ataques a bancos

22 Mar

O Paraná foi o quarto estado brasileiro com mais ataques a bancos em 2011, de acordo com a 2ª Pesquisa da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) sobre o assunto. Foram 98 ocorrências em todo o Estado. No País, a pesquisa identificou 1.591 casos, sendo 959 arrombamentos e 632 assaltos, consumados ou não. Nos arrombamentos estão incluídas as explosões em caixas eletrônicos.

Os números são baseados em notícias divulgadas pela imprensa, dados de secretarias estaduais de segurança pública e informações de sindicatos e federações de bancários e vigilantes. Somente neste ano foram 62 ocorrências no Paraná, segundo as entidades. Houve 24 arrombamentos, 28 explosões a caixas eletrônicos e sete assaltos em agências bancárias. Ainda foram computados três tentativas de ataque a bancos.

A pesquisa da CNTV e da Contraf apresentam dados diferenciados em relação às informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), segundo os responsáveis pelo levantamento divulgado nesta quarta-feira (21), em Curitiba. A Febraban consideraria apenas assaltos e somariam 422 ocorrências em 2011. No mesmo período, a pesquisa constatou 632 assaltos.

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa reuniu sindicatos, Polícia Militar, Exército e entidades representativas do comércio para discutir o assunto, incluindo os ataques aos caixas eletrônicos, assaltos e os crimes de saidinha de banco. "Uma das propostas é a isenção das tarifas para transferência, como o DOC e o TED. Para não pagar a tarifa, o usuário faz um saque elevado", afirma Ademir Wiederkehr, diretor da Contraf e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária.

0 comentários para "Paraná é o quarto estado no ranking de ataques a bancos"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.