Cancelar
Acesso CNTV

Oitava explosão de caixas só neste ano

14 Mar

Ladrões explodiram um caixa eletrônico por volta das 4 horas de ontem, no centro de Brazabrantes, a 45 quilômetros de Goiânia. Somente este ano, esta é a oitava ação do tipo no Estado. A sala e todo o terminal de atendimento do Banco Bradesco foram danificados. Segundo a Polícia Militar, no local não havia vigias e, apesar do susto dos moradores vizinhos ao local, ninguém ficou ferido.
De acordo com o cabo da PM, Hélio Inocente Teles, testemunhas viram três assaltantes armados, que fugiram em um carro. “É a primeira vez que isso ocorre aqui, destruiu muito a sala”, observa o cabo sobre a ação, que foi rápida.
Para o delegado do Grupo de antiroubo a banco da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), André Augusto Bottessini, nessa explosão há relação com casos anteriores. Para ele, há a possibilidade uma mesma quadrilha agir de modos diferentes, já que há casos de furto e de roubo – quando vigilantes ou outros são feitos de refém.
O delegado da Deic, que investiga sete dos oitos casos registrados no Estado, complementa que apenas a perícia poderá confirmar qual explosivo foi realmente utilizado nas ações. “Mas, provavelmente, foi o explosivo em gel, adquirido por pedreiras.”
Em Brazabrantes, o explosivo foi colocado na boca do caixa. Segundo o delegado, o lucro neste tipo de ação é pequeno, já que a maioria das notas fica espalhada e outras recortadas e queimadas no interior do caixa. “Em Brazabrantes, por exemplo, o caixa foi reabastecido no início da semana passada.”
Vigilância Nenhum dos oito registros de explosão de caixa eletrônico foi filmado. Os assaltantes, geralmente, escolhem equipamentos nas cidades do entorno da capital, em que não há vigilância assídua da PM, da segurança privada e nem há um sistema de segurança.
Os casos de explosão a caixas eletrônicos se intensificaram no início deste ano, no interior do Estado. Na semana passada outros três caixas foram explodidos. Na quinta-feira (8), uma explosão foi registrada em Maurilândia e outra em Terezópolis de Goiás. No dia seguinte, um caixa do Banco 24 horas foi alvo da ação dos assaltantes em Goiânia.
Em 2011, a Secretaria de Segurança Pública e Justiça de Goiás (SSPJ) contabilizou 41 ocorrências de roubo a caixas eletrônicos. Dessas ocorrências, seis foram com o uso de explosivos, outros 17 com maçarico e 18 por arrombamento.
Este ano, 17 caixas eletrônicos foram alvos da ação dos criminosos. Em oito ocorrências foi utilizado material explosivo, em outros cinco o meio foi o maçarico e três foram arrombados. O horário mais recorrente desse tipo de crime é da 0 hora às 5h59, com 71% dos casos. A quinta-feira é o dia da semana em que mais casos acontecem.

0 comentários para "Oitava explosão de caixas só neste ano"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.