Cancelar
Acesso CNTV

Greve faz PM mobilizar esquema especial em bancos de Uberlândia (MG)

14 Mar

Uma greve dos vigilantes de agências bancárias de Uberlândia (a 556 km de Belo Horizonte), no Triângulo Mineiro, fez com que a PM (Polícia Militar) criasse um esquema especial de segurança para os estabelecimentos da cidade.

De acordo com a polícia, após reunião com os sindicatos dos bancários e dos vigilantes nesta segunda-feira (12), o comandante regional da PM, coronel Dilmar Fernandes Crovato, decidiu intensificar o patrulhamento nas proximidades das agências bancárias.

Segundo os presidentes dos sindicatos Juliano Modesto (vigilantes) e Edivaldo Dias Cunha (bancários), PMs chegaram a trabalhar hoje na porta dos bancos, ainda que na parte externa das agências.

A PM, no entanto, negou a informação e afirmou que o patrulhamento foi intensificado na região dos bancos, mas sem que os PMs assumissem postos nas portas, como se fossem seguranças.

A greve que motivou o esquema especial de segurança teve início porque os vigilantes reivindicam aumento de 13% sobre o piso, atualmente de R$ 1.026, além de aumento nos valores pagos em auxílio-alimentação, cesta básica e adicional por periculosidade.

SEM VIGIAS
Ricardo Teixeira, presidente do sindicato de vigilantes de Uberaba (481 km da capital mineira), afirmou que diversas agências funcionaram sem nenhum vigilante, o que é ilegal, segundo o sindicalista.

"Eles estão abrindo por própria conta e risco", disse. "Caso haja algum sinistro, os bancos vão ter de responder por eles."

O mesmo aconteceu em Uberlândia, segundo Modesto. "Tem agência sem vigilante, tem agência com apenas um vigilante. Nós já fizemos uma denúncia na Polícia Federal", disse.

O delegado federal Emerson Aquino afirmou desconhecer a queixa do sindicato.

Questionada sobre o funcionamento das agências do Triângulo Mineiro, a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) também disse não ter informações sobre o assunto.

Sobre a greve, a federação afirmou, em nota, que a segurança nos atendimentos é "preocupação central" dos bancos e que espera uma "rápida solução".

0 comentários para "Greve faz PM mobilizar esquema especial em bancos de Uberlândia (MG)"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.