Cancelar
Acesso CNTV

Porto de Rio Grande terá vigias armados

26 Ago

Uma reunião na Superintendência do Porto de Rio Grande (Suprg), no sul do Estado, resultou em medidas para evitar novos ataques a terminais de grãos. Na quarta-feira, a Polícia Federal (PF) divulgou vídeos em que píeres são invadidos por ladrões, que desviam a soja das esteiras para embarcações clandestinas.

Foi acertado na reunião que a vigilância passará a ter presença ostensiva da guarda armada. Órgãos fiscalizadores e de repressão, como Capitania dos Portos, Autoridade Portuárias e Polícias Civil e Federal também apertarão o cerco para evitar novos ataques.

– Não importa se foi um grão ou uma tonelada. Não pode haver qualquer delito no porto. Tivemos uma grande safra de soja, com mais de 7 milhões de toneladas, e não houve qualquer problema. Queremos que continue assim – promete Dirceu Lopes, superintendente do Porto de Rio Grande.

Diretor de um dos terminais alvo de ataques dos criminosos, Guillermo Dawson Jr. afirma que os vídeos divulgados pela PF mostram uma ação bem sucedida do Departamento de Polícia Marítima (Depom) da Polícia Federal, e descarta que tenham havido outros desvios significativos de cargas.

A própria PF, no entanto, aponta indícios de um esquema de pirataria nos grãos. A apreensão de um caminhão com soja sem procedência no início do mês, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) amplia esta suspeita. De acordo com a PF, os grãos desviados seriam revendidos por R$ 0,50 o quilo para intermediários que transportariam as cargas para outros terminis. Estimativa da PF aponta para 60 toneladas desviadas por semana. Suspeita-se que os criminosos poderiam estar agindo desde o início da safra, causando prejuízo de R$ 500 mil.

Embora prometa aumento na segurança, o superintendente considera a estimativa da PF exagerada:

– Tive que responder ligações de todas as partes do Brasil em função desse caso. Na verdade, considero exagerados os números divulgados. Para se ter uma ideia, seriam necessárias mais de 500 mil viagens com aqueles barquinhos apreendidos para carregar tudo o que foi apontado – avalia Lopes.

0 comentários para "Porto de Rio Grande terá vigias armados"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.