Cancelar
Acesso CNTV

Bancos expõem funcionários e clientes à violência

22 Jun

Os constantes assaltos e as famosas "saidinhas" de bancos registradas em Mato Grosso têm aumentado a preocupação do Sindicato dos Bancários (SEEB-MT) com a falta de segurança na maioria das agências.

A tentativa de assalto registrada na última quarta-feira (15), em uma agência do HSBC, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA),em Cuiabá, chamou a atenção sobre os perigos a que funcionários e clientes ficam expostos, diariamente.

Somente em 2011, já foram registrados sete assaltos a bancos no Estado; destes, quatro ocorreram em Cuiabá. O primeiro crime do gênero neste ano foi em fevereiro, na cidade de Nova Guarita (697 km ao Norte de Cuiabá).

Dos assaltos ocorridos em Cuiabá, em dois, os bandidos conseguiram levar o dinheiro. Somente no roubo ao posto de atendimento do banco Santander, no Distrito Industrial, foram levados R$ 200 mil.

No final de abril, a agência Estilo do Banco do Brasil, localizada na Avenida Lavapés, no bairro Duque de Caxias, teve R$ 1 milhão retirados dos cofres por assaltantes. Na ocasião, três homens entraram pelos fundos da agência e renderam uma funcionária que fazia a limpeza.

Assim que conseguiram entrar na agência, os bandidos pegaram todo o dinheiro que havia acabado de ser entregue pela empresa de transportes de valores. Na ação não houve feridos, os funcionários ficaram em pânico e tiveram que receber atendimento médico.

Em outras duas ações, as quadrilhas não conseguiram levar o dinheiro, mas promoveram o pânico entre funcionários e clientes. Na tentativa de assalto ao HSBC, no dia 15, o gerente da agência teve a sua casa invadida por três bandidos.

A família foi mantida em cárcere privado, durante toda a noite de terça-feira (14). No início da manhã seguinte, o bando se separou, um assaltante acompanhou o gerente até a agência para tentar abrir o cofre; outro grupo mantinha esposa e filha do funcionário sob a mira de armas, na região da estrada que vai para o Rio Manso.

Cobranças sindicais
O presidente do Sindicato dos Bancários, Arilson da Silva, disse, em entrevista ao MidiaNews, que as constantes situações de perigo a que os bancários e os clientes são expostos refletem a negligência por parte dos bancos.

"Os assaltos refletem a despreocupação dos bancos em forneceram segurança aos clientes e funcionários. É cada vez pior a situação de abandono, assim como da falta de investimentos em segurança. Os poucos equipamentos que existem estão ultrapassados e não protegem nem funcionários e nem clientes", revelou Arilson.

Outra reclamação do sindicato é com relação à insistência de alguns bancos em utilizar funcionários para fazerem transporte de valores. "Para não gastar com a contratação de veículos e profissionais que fazem transporte de valores, alguns bancos continuam desobedecendo uma lei antiga. de 1983, que proíbe que dinheiro seja transportados por profissionais não habilitados", disse.

Para o sindicalista, o caos na segurança bancária é causado pela falta de investimento dos bancos nas agências. "É inadmissível essa falta de investimento, são instituições milionárias que podem e devem promover a segurança. É por isso que, cada vez mais, bancos têm sido condenados a pagar indenizações pelos perigos a que expõem trabalhadores e usuários das agências", disse Silva.

Imagens sem qualidade
Outra reivindicação do sindicato é a instalação de câmeras ao redor dos prédios que abrigam bancos, para facilitar a ação da Polícia e inibir os bandidos.

"Muitas são as queixas de policiais quanto à má qualidade das gravações realizadas pelas câmeras dos bancos. O investimento em tecnologia da segurança deve ser realizado o quanto antes. Bancários não podem trabalhar correndo este riscos", afirmou Arilson Silva.

Um dos casos é do próprio HSBC da Avenida do CPA, segundo o sindicalista.

O presidente observou que um exemplo da falta de investimento dos bancos é a não instalação de biombos, que, apesar de ser uma determinação legal, até agora, nenhuma agência sem Cuiabá se mobilizou para a instalação.

Os biombos são barreiras visuais para evitar que bandidos atuem no banco e que devem ser instalados até o dia 28 de junho.

"Defendemos a instalação dos biombos, de portas giratórias, logo na entrada do banco, ou seja, mais segurança para todos. Vamos continuar acompanhando o caso e já solicitamos aos bancos a emissão do Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT).

A secretaria de saúde do SEEB-MT também vai acompanhar os bancários para garantir que a saúde dos funcionários seja resguardada", completou o sindicalista.



0 comentários para "Bancos expõem funcionários e clientes à violência"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.