Cancelar
Acesso CNTV

UPPs ajudam no combate ao crime até fora das comunidades no Rio

12 Mai


Policiais das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) têm, cada vez mais, atuado no combate ao crime em ocorrências que extrapolam os limites do policiamento comunitário. Na madrugada desta quarta-feira (11/05), por exemplo, dois policiais da UPP Pavão-Pavãozinho/ Cantagalo frustraram uma tentativa de assalto a um caixa-eletrônico do banco Santander, na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, após serem alertados por um taxista.

Para o comandante da UPP, capitão Leonardo Nogueira, a ação é um exemplo da integração entre os policiais das UPPs e dos batalhões e mostra como a política de pacificação é benéfica para todo o bairro onde há uma unidade, não se restringindo apenas às comunidades em que estão instaladas.

“Nós não somos de outra polícia, somo da Polícia Militar. Não é porque fazemos um policiamento comunitário, preventivo, que não vamos agir quando tivermos que agir. Estamos a serviço da sociedade e inseridos na polícia. Hoje, estamos na UPP, mas amanhã podemos estar no batalhão, assim como um policial do batalhão, futuramente pode vir também para a UPP. A polícia está trabalhando, isso é importante ressaltar – disse o capitão Nogueira.

Segundo o comandante, os dois policiais estavam patrulhando o acesso da Rua Saint Roman, na esquina da Rua Piragibe Frota Aguiar, quando foram avisados pelo taxista da ação dos bandidos. Eles foram ao local verificar a informação e, no caminho, cruzaram com um homem que consideraram suspeito. O homem foi abordado e levado com os policiais até o banco, onde mais dois assaltantes haviam acabado de estourar o caixa eletrônico. Com a chegada dos policiais, um deles fugiu em um carro Celta e outro, em direção à praia.

Fábio Rodrigo Schroder Muniz foi preso e levado para a 4º Delegacia de Polícia (Leblon). Ele é de Curitiba e estava hospedado no Centro do Rio. De acordo com informações do 23º Batalhão de Polícia Militar, já havia uma investigação sobre uma quadrilha que estava planejando assaltos em agências bancárias na Zona Sul.

Na semana passada, policiais da UPP do Borel também agiram além de suas atribuições, prendendo dois bandidos que tentaram assaltar uma casa lotérica da Caixa Econômica Federal no Largo da Usina. Eles foram avisados pelos seguranças do carro-forte e, após perseguição, prenderam os assaltantes.

Além disso, diversos foragidos da Justiça que se escondem em comunidades têm sido descobertos por meio da ação ostensiva e permanente da PM nas localidades com UPPs. Só na última semana, dois fugitivos foram presos, um no morro São João e outro na Providência.

Todos os suspeitos dentro das comunidades são averiguados pelos policiais das UPPs, o que resulta em um efeito secundário da polícia de pacificação: a colaboração com a Justiça.

0 comentários para "UPPs ajudam no combate ao crime até fora das comunidades no Rio"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.