Como obter o PPP de uma empresa falida?
19 Nov
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Antes de mais nada, é preciso conhecer a definição desta sigla.
O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) se trata de um documento responsável por reunir informações detalhadas sobre a atividade profissional exercida pelo trabalhador, como dados administrativos, descrição de cargo, resultados de monitoramentos biológicos e registros ambientais.
Tendo em vista que ele apresenta as reais condições de trabalho do profissional, bem como, a exposição a agentes insalubres ou perigosos, o PPP é uma ferramenta essencial para comprovar o direito à aposentadoria especial perante o Instituto Nacional do Seguro Social, principalmente após o ano de 1995.
Isso porque, até abril de 1995, este benefício previdenciário exigia apenas o enquadramento em determinadas categorias profissionais, ou seja, era preciso que o segurado apresentasse somente alguns documentos como, diploma e carteira de trabalho, indicando que executava uma das profissões tidas como especiais, como médico, dentista, motorista, mineiro, entre outras.
Porém, após esta data, tornou-se obrigatória a apresentação de todos os documentos capazes de comprovar a efetiva exposição aos agentes nocivos de maneira permanente e intermitente durante o serviço.
Como funciona o PPP para profissional autônomo?
Normalmente, é responsabilidade da empresa, cooperativa ou sindicato, o preenchimento do PPP.
Contudo, o contribuinte individual costuma ter dúvidas quanto à emissão do documento, já que ele não conta com a presença dos agentes externos mencionados.
Neste sentido, o próprio autônomo fica responsável pelas questões previdenciárias, ficando ele mesmo encarregado de levantar toda a documentação necessária.
Portanto, basta contratar uma empresa especializada em segurança do trabalho, a qual estará apta a emitir um laudo técnico com detalhes sobre as condições da atividade exercida e, a partir daí, será possível preencher o PPP.
Como conseguir o PPP de uma empresa falida?
Infelizmente, a aquisição do PPP por uma empresa falida será um processo um pouco complexo, pois o profissional precisará encontrar todos os responsáveis pelo estabelecimento, como o setor contábil ou o sindicato.
Ainda assim vale ressaltar a importância de aplicar esforços na aquisição deste documento, pois ele é capaz de dobrar o valor da aposentadoria.
A seguir serão apresentados alguns passos a serem realizados para obter o PPP de uma empresa falida.