Cancelar
Acesso CNTV

CNTV Participa de Reunião na Policia Federal em Busca de Melhoria para a Atividade de Segurança Privada

06Dez

Em ) - 13 2018 30

Aconteceu ontem, dia 05 de dezembro de 2018, em Brasília, a 118º Reunião da CCASP – Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada do Departamento de Policia Federal - DPF. Na pauta, assuntos importantes como: Estatísticas de Processos Julgados no âmbito do DPF (processos de julgamento, processos autorizativos, dentre outros). Segundo alguns dos números apresentados pela Coordenação, até o dia 30 de novembro de 2018, haviam 1647 empresas autorizadas (matrizes); 25.581 agências bancárias em funcionamento; 5025 PAB’s; 3878 processos punitivos julgados, onde até esta data 19% foram arquivados. A informação repassada dava conta de que foram 22 milhões de reais em multas e ainda, que foram formados 91.608 vigilantes.

A Policia Federal e a Associação Brasileira de Transporte de Valores – ABTV fizerem demonstrações de como será feita a Prevenção a Lavem de Dinheiro, conforme orientações do COAF, publicadas na Instrução Normativa nº 132/2018. O DPF informou que já cadastrou automaticamente todas as empresas de transporte de valores, que as informações já podem ser repassadas e que a falta destas, poderá trazer penalidades aos administradores e até a cassação da autorização de funcionamento das empresas. Dados da Coordenação informam que hoje no Brasil existem 471 empresas de transporte de valores.

Existem dois Grupos de Trabalho (GT) em andamento hoje na Coordenação e a CNTV faz parte dos dois. Estes têm como tema: Sistema de Injeção de Poliuretano nas Bases de Transporte de Valores e Medidas de Prevenção a Ataques a Carros Fortes. No primeiro GT foi feita a apresentação de como o sistema funcionaria dentro das bases e a CNTV, mas uma vez, deixou claro não ser contra o uso de tecnologia que vise acabar ou reduzir os ataques as bases, mas que a nossa preocupação é com a segurança dos vigilantes que estarão expostos a um material onde não há comprovação se pode ou não causar riscos a saúde e segurança dos trabalhadores. No segundo GT, houve consenso em vários itens e o DPF se prontificou em encaminhar as decisões do grupo e ainda abriu possibilidade de que continuemos discutindo pontos que consideramos importantes para a segurança nas operações de transporte de valores, como o limite dos valores a serem transportados, alteração de armamento, abastecimento exclusivo por cassetes. Neste trabalho foi muito importante a parceria da CNTV e do Sindvalores/DF.  O representante do representante do Sindvalores/DF aproveitou a oportunidade e fez um grave denuncia sobre os carros de transporte de valores da Empresa Embraforte de Minas Gerais, que encerrou suas atividades e deixou os blindados abandonados e estes estão sendo utilizados por bandidos para retirada da blindagem e ainda treinamento de tiros.

A CNTV esteve representada por seu diretor Claudio José de Oliveira/RJ, José Boaventura Santos/BA e Regivaldo Nascimento/DF.

Fonte: CNTV

0 comentários para "CNTV Participa de Reunião na Policia Federal em Busca de Melhoria para a Atividade de Segurança Privada"
Deixar um novo comentário

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.