Cancelar
Acesso CNTV

Sindvigilantes/BA debate Neoliberalismo e ataque à organização dos trabalhadores

18 Jul

Com o avanço do Neoliberalismo, o Deputado Federal Nelson Pelegrino fez sua exposição e destacou que vivemos em um momento de predomínio da ideologia neoliberal. “Essa ideologia impõe a cultura de um mercado flexível, instável e inseguro. São modelos que buscam a grande flexibilidade salarial e de jornada, além da insegurança no trabalho”, explicou deputado Nelson.

Pelegrino afirmou que os sindicatos estando fracos, será uma vitamina para a retirada dos direitos e é, por isso, “que a reforma trabalhista foi aprovada e continua buscando retirar a força das entidades que defende a população”.

Segundo o presidente do SINDVIGILANTES, José Boaventura, ouve-se o discurso de que é preciso modernizar a legislação, como se retirar direitos fosse algo moderno e positivo para os trabalhadores. “O modelo de sociedade que está se estabelecendo a partir da reforma trabalhista é um modelo altamente excludente, altamente elitista, formado por uma elite que se valerá da maximização da exploração do trabalho e da maximização dos lucros. Isto tudo em detrimento de grande parte de pessoas que vão viver na miséria. Não é só sobre a reforma trabalhista, mas sobre o modelo de sociedade que nós queremos”, ressaltou.

O Deputado Federal Nelson Pelegrino afirmou ainda que a resistência é fundamental, e que a população, os sindicatos e as categorias são essenciais neste processo. “Não será fácil, mas não podemos desistir. Se nós, enquanto sindicatos fortes, não estivermos à altura deste desafio, ninguém mais estará. E é importante ressaltar que tudo isso veio com o golpe. Sem o golpe, não estaríamos agora discutindo uma reforma trabalhista neste sentido”, afirmou.

Ao final das exposições realizaram um debate e esclareceram dúvidas com os palestrantes. O Seminário sobre Reforma Trabalhista, Conjuntura Política e Desafios Atuais aconteceu no sábado (15), na sede do SindQuímica, em Salvador (Ba).

Fonte: Sindvigilantes/BA

1 comentários para "Sindvigilantes/BA debate Neoliberalismo e ataque à organização dos trabalhadores"
  1. user
    19 de Julho de 2017 �s 14:35:35

    Boa tarde, Na opinião acima tem muita verdade, porém, só tenho a lamentar pois, morar em lugar onde o poder público não tem limitações e a administração municipal faz aquilo que lhe convém, não temos SINDICATO ou representante do MT. Remanso/BA, se possível manda em anexo cópia da Convenção Coletiva aonde conste o nome da minha Cidade.b Muito grato.

Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.