Cancelar
Acesso CNTV

Marcada audiência final sobre escalas da Rota Sul

06 Out

Será no dia 16 de novembro em Porto Alegre (RS), às 11 horas, na 14ª Vara do Trabalho, a audiência final da ação trabalhista relativa à mudança de escala dos vigilantes da Rota Sul, de 12×36 para 4×1, no posto da Corsan. A empresa promoveu a alteração de forma unilateral, desrespeitando a CLT e a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que não prevê esta escala. Representando a categoria, o sindicato busca o retorno à escala original.

O advogado Maurício Vieira da Silva, assessor jurídico do Sindivigilantes do Sul, está otimista e acredita que há boas chances de se reverter esta situação e voltar a valer a 12×36 para os trabalhadores da empresa. Serão ouvidas testemunhas e foi solicitado à Corsan que apresente documentos bem como a perícia dos documentos onde vigilantes teriam aceitado a troca de horários.

A ação inicial, movida pelo Sindivigilantes do Sul, argumenta que, além de ilegal, a mudança causa sérios prejuízos aos vigilantes do posto, uma vez que ficam impedidos de ter uma segunda fonte de renda, prejudica sua rotina familiar e reduz a sua remuneração, por causa da perda de parte do adicional noturno e redução de horas extras da hora intervalar.Também existe o risco causado pela dificuldade de transporte, uma vez que o posto localiza-se em lugar de difícil acesso.

Dia ainda a inicial que a forma como a Rota Sul procedeu a alteração “acarretou em evidente ato de assédio moral ao obrigar os trabalhadores a firmarem documento de alteração de jornada sem que essa fosse a vontade deles, posto que foram ameaçados de serem demitidos caso assinassem”.

Reforçando a ação, foi apresentado pelo sindicato um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público do Trabalho e a Dielo Serviços de Portaria Ltda., de 2014, onde é considerada válida a escala 12×36, enquanto prevalecer a súmula 444 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que trata da jornada diferenciada de trabalho.

Fonte: Sindivigilantes do Sul

0 comentários para "Marcada audiência final sobre escalas da Rota Sul"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.