Cancelar
Acesso CNTV

Às vésperas das Olimpíadas, Infraero investe na insegurança e substitui vigilantes por porteiros em Vitória (ES)

26 Jul

Às vésperas das Olimpíadas, Infraero investe na insegurança e substitui vigilantes por porteiros em Vitória (ES)

Faltando menos de duas semanas para o início dos Jogos Olímpicos no Brasil, a Infraero decidiu caminhar na contramão das ações de segurança e trocou 22 vigilantes por 20 porteiros. A Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) denuncia além do desvio de função - uma vez que os trabalhadores de portaria estão exercendo atribuições estranhas às de sua responsabilidade -, também o descaso com a segurança de milhares de trabalhadores e turistas que passam diariamente pelo Aeroporto Eurico Salles, em Vitória (ES).

                Apesar de o contrato de vigilância patrimonial do Aeroporto Eurico Salles prever 55 vigilantes armados e em pontos estratégicos, a Infraero realizou uma licitação recentemente para a contratação de porteiros. O integrante do grupo “Vigilantes na Luta” Welinton Oliveira, denuncia que os agentes de portaria não possuem curso de Segurança Patrimonial e, por isso, não são os profissionais indicados para o exercício da atividade.

                “Vale ressaltar ainda que o aeroporto está em expansão e já ocorreram assaltos milionários. Quando deveria reforçar a segurança do aeroporto a Infraero retira os vigilantes armados, coloca porteiros e ainda tenta disfarçar se referindo a eles como ‘agentes de portaria’”, denunciou Oliveira.

                Mesmo sendo um momento em que atenção e cuidado devem ser redobrados, o órgão do Governo Federal insiste que a reestruturação vai gerar economia de R$ 492 mil. Isso tudo em detrimento da segurança e colocando em risco milhares de vidas.

                Segundo informações de trabalhadores do Aeroporto, a substituição dos vigilantes armados ocorreu inclusive em locais como o prédio da navegação aérea – local afastado, mal iluminado e com fácil acesso para a rua.

                “A CNTV encaminhará ofício à Infraero informando de todos os riscos que estão assumindo abrindo mão de ter pessoas preparadas para cuidar da segurança e reafirmando nossa posição contrária a isso. Somos contra a precarização do trabalho. Só quem pode fazre segurança é vigilante”, afirmou o secretário geral da CNTV, Cláudio José.

“Esperamos que a Infraero traga os vigilantes de volta o mais rápido possível, pois certamente trazem muito mais segurança para os passageiros do Aeroporto Eurico Salles”, afirmou Oliveira.

Fonte: CNTV

0 comentários para "Às vésperas das Olimpíadas, Infraero investe na insegurança e substitui vigilantes por porteiros em Vitória (ES)"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.