Cancelar
Acesso CNTV

Senado realiza audiência em homenagem aos 60 anos do Dieese

25 Nov

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado realizou ontem (24) uma audiência pública em homenagem aos 60 anos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A reunião teve a participação da presidente do Departamento, Zenaide Honório, da coordenadora de Estudos e Desenvolvimento da instituição, Ângela Maria Schwengber, de representantes de centrais sindicais e do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O diretor do Dieese e da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), José Maria, também participou do evento. A homenagem foi proposta pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

Zenaide Honório destacou os 60 anos de atuação da entidade, que realiza estudos relacionados ao mundo do trabalho. Segundo a presidente, hoje o órgão está presente em todas as Unidades da Federação, com escritórios regionais em 19 estados e no Distrito Federal, auxiliando o trabalho de todas as centrais sindicais e mais 700 sindicatos. Honório afirma que o Dieese é a única instituição no mundo que realiza esse tipo de trabalho.

“O Dieese nesses 60 anos auxiliou muito a classe trabalhadora – completa em dezembro 60 anos de história que se estrutura e cresce junto com o movimento sindical em todo País”.

Para o vice-presidente da CTB, Joílson Cardoso, o Departamento atua como bússola e é indispensável ao movimento sindical, “pois traz a realidade em números, dados e ajuda a formular a visão, a concepção das organizações sindicais, dos trabalhadores e das trabalhadoras. O Dieese ajuda a ler o pensamento sindical brasileiro. É ele quem consolida a prática por meio das teorias desenvolvidas e nós sabemos o quanto este trabalho é fundamental para orientar as ações das nossas entidades”, destacou.

História

O Departamento foi criado em 1955 pelo movimento sindical brasileiro para desenvolver pesquisas que fundamentassem as reivindicações dos trabalhadores. Ao longo de sua história, a instituição conquistou credibilidade nacional e internacional, sendo reconhecida como órgão de produção científica nas áreas de emprego, renda, negociação coletiva e políticas públicas.

O DIEESE atua nas áreas de assessoria, pesquisa, educação, sob os eixos temáticos de emprego, renda e negociação coletiva. Um dos estudos mais conhecidos, feitos regularmente pelo Dieese, é sobre o custo estimado da cesta básica. A pesquisa é realizada mensalmente, em 18 capitais brasileiras. Outra análise famosa da instituição compara os salários e as condições de trabalho internacionalmente e traz informações sobre diversas carreiras.

Fonte: Portal CTB

0 comentários para "Senado realiza audiência em homenagem aos 60 anos do Dieese"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.