Cancelar
Acesso CNTV

Projeto para vigilância em bancos do RN recebe sugestões da sociedade

19 Nov

Projeto para vigilância em bancos do RN recebe sugestões da sociedade

A Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), a Federação Interestadual dos Trabalhadores Vigilantes (Fives), representada pelo dirigente sindical Iran Marcelino e o Sindicato dos Vigilantes Patrimoniais do Rio Grande do Norte (Sindsegur), representado pelo diretor Stepheson Ray, participaram nesta quarta-feira (18) de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O objetivo era levar contribuições para a proposta que amplia a segurança nos caixas eletrônicos do Estado.

                A audiência, proposta pelo deputado autor do projeto de lei, George Soares (PR), reuniu ainda membros da Polícia Federal, da Secretaria de Segurança do Estado, do Ministério Público e outras entidades para debater o aperfeiçoamento do PL. No texto proposto, Soares defende a permanência de segurança armada 24 horas por dia nos caixas eletrônicos em todo o Estado.

                O diretor do Sindsegur Stepheson Ray destacou os altos lucros dos bancos e a viabilidade de implementar medidas de segurança mais eficazes, incluindo vigilantes disponíveis além do horário de atendimento ao público. “Sugerimos que o PL englobe também casas lotéricas, correspondentes bancários e cooperativas de crédito, que são quase banco e carecem de segurança privada”, disse.

                Ray complementou que é necessário também envolver a segurança pública e recursos e metodologias das instituições financeiras. “Apenas o vigilante não soluciona o problema”, destacou.

                Segundo Iran Marcolino, o PL reconhece que a atividade tem legislação própria, mas projetos municipais e estaduais são igualmente importantes. “Não só reforçam a lei federal como também divulga falhas da segurança privada em relação à atividade”, avaliou.

                A falta de cumprimento da lei municipal que trata do assunto foi um dos pontos criticados. Apesar de diversas denúncias ao Ministério Público sobre o caso, ainda não houve uma atitude capaz de garantir a presença dos vigilantes nas agências no período da noite. Além disso, a falta de obrigatoriedade de portas giratórias também foi um fator sugerido para ser acrescentado ao projeto.

"Lógico que a presença de vigilantes não vai evitar todos os crimes, mas vai inibir que boa parte deles ocorram. Mas é preciso que seja obrigatória a presença de portas giratórias. Para um vigilante, qualquer pessoa que entra em uma agência é um cidadão. Bandido não tem mais cara de bandido", explicou o representante da Polícia Federal na audiência, Edvan Pedro de Melo.

                No entendimento do deputado George Soares, a presença de câmeras de segurança não têm contribuído de maneira significativa para inibir crimes, apesar de ainda serem importantes para desvendar os assaltos. Para o parlamentar, "não há segurança sem a vigilância humana" e todas as sugestões apresentadas serão analisadas para que possam ser contempladas no projeto de lei.

                "As sugestões serão acatadas e haverá, ainda, de se implementar outras mudanças com emendas que serão apresentadas pelos colegas deputados. Vamos apresentar um projeto amplo e que veja a valorização do setor de segurança pública, mas também os agentes representados aqui de vigilância privada", garantiu George Soares.

 

Fonte: CNTV com informações da Assembleia Legislativa

0 comentários para "Projeto para vigilância em bancos do RN recebe sugestões da sociedade"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.