Cancelar
Acesso CNTV

Conferência Livre de Saúde dos Trabalhadores começa em Brasília

19 Mar

A Conferência Livre de Saúde dos Trabalhadores, realizada pelo Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), começou hoje em Brasília, no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI). Até sexta-feira (20), representantes das entidades sindicais vão debater sobre os temas que guiarão as conferências municipais e estaduais preparatórias para a 15ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), que começam em abril.

“A participação do movimento sindical vai dar um colorido diferente esse ano a 15ª CNS. Até porque, até pouco tempo, nós éramos, na linguagem mais simples, “boicotados”. E essa conferência livre tem a finalidade de chamar o pessoal da base, dos municípios e estados, a participar efetivamente. Pois é lá, onde se escolhem os nomes”, disse José Calixto Ramos, presidente da CNTI.

O financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e o fortalecimento da participação social na saúde foram os temas das palestras deste primeiro dia de evento. Ronald Ferreira (Conselheiro do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Coordenador da COFIN e Saúde Mais 10) e a Drª. Joana Batista de Oliveira Lopes (Pós-graduada em Odontologia do Trabalho, sexualidade humana e professora de Saúde Pública, titular do CES-PB e CMS-PA/PB) foram os palestrantes.

Segundo Ronald, a saúde enquanto atividade econômica faz a movimentação de muitos recursos e gera riqueza produtiva. “Na Constituição Federal de 1988, a saúde é um direito e responsabilidade do Estado. Porém, a sociedade tem a saúde como objeto de consumo. Quem tira proveito disso, é o setor privado que concorre com a estrutura pública, por meio de uma publicidade ofensiva do setor empresarial. Por isso, o movimento sindical precisa atuar nos conselhos e nas conferências para criação de políticas públicas na defesa desse direito e no controle e fiscalização do SUS”.

Para Drª. Joana Batista, também é necessário criar uma proposta única para o SUS, com a participação da população. “Não podemos ficar adormecidos diante da fragilidade do SUS, precisamos reagir de forma unificada para fortalecer o SUS como patrimônio de cada brasileiro, pois juntos somos mais fortes”, completou.

O coordenador do FST, Lourenço Ferreira do Prado, se mostrou satisfeito com o primeiro dia do evento. “A expectativa do FST está sendo atingida. Hoje debatemos sobre a aplicação dos recursos públicos e uma série de mazelas que a população brasileira sofre, principalmente, nos municípios. Temos que conscientizar os companheiros para que eles fiscalizem a utilização dos recursos financeiros na verdadeira assistência à saúde dos trabalhadores”, concluiu.

O objetivo principal do evento é preparar os dirigentes sindicais para a 15ª CNS, prevista para 23 a 26 de novembro, que tem como tema central: Saúde pública e de qualidade para cuidar bem das pessoas – um direito do povo brasileiro.

Fonte: Fórum Sindical dos Trabalhadores

Fala CNTV

O presidente da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), José Boaventura, juntamente com dirigentes sindicais da CNTV e do Sindicato dos Vigilantes do DF (Sindesv-DF) compareceram ao evento representando toda a categoria. A Conferência foi, inclusive, sugestão da CNTV para ampliar os debates sobre saúde e avançar ainda mais neste tema.

Fonte: CNTV

0 comentários para "Conferência Livre de Saúde dos Trabalhadores começa em Brasília"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.