Cancelar
Acesso CNTV

CNTV participa de manifestação Internacional contra os abusos da Prosegur aos empregados colombianos

02 Abr

CNTV participa de manifestação Internacional contra os abusos da Prosegur aos empregados colombianos

A Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) participou de mais uma atividade na quarta-feira (26) para confrontar os absurdos praticados pela multinacional Prosegur. Desta vez, o ato foi realizado na Colômbia, e contou com a participação de mais de 100 trabalhadores e sindicalistas da segurança privada e limpeza dos Estados Unidos, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru, Costa Rica e Colômbia, além do Brasil, representado pelo presidente da CNTV, José Boaventura. Os trabalhadores se reuniram em frente à sede da empresa em Bogotá.

A empresa espanhola e sua direção na Colômbia estão sendo acusadas de desrespeitar os direitos dos trabalhadores e de seus empregados colombianos e cometer infrações penais no país. Em 2013, a Uni Global Union denunciou a Prosegur à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) por descumprir os requerimentos da OCDE para empresas multinacionais. 

 “Nossa presença se traduziu no apoio ao Sintravalores, sindicato da Prosegur Colômbia. A direção desta entidade tem sido vítima de perseguição e a presença de todos os sindicatos das américas serviu para dar o recado claro de que não adianta atacar um sindicato, pois todos responderemos de forma conjunta”, declarou Boaventura.

Em 2010, a Prosegur foi acusada de pagar um bônus de US $ 4 milhões de pesos colombianos para os trabalhadores não sindicalizados assinarem um "acordo coletivo", excluindo os seus empregados sindicalizados. Em 2014, a Prosegur renovou o acordo coletivo e é acusada de pagar outro bônus de US $ 2 milhões.

                 A convenção coletiva é uma forma de contrato de trabalho coletivo na Colômbia para os trabalhadores que não pertencem a um sindicato. Desde 2011 é crime oferecer ao acordo coletivo negociado valores superiores ao acordo coletivo sindical. De acordo com o artigo 200 do Código Penal colombiano, gestores de empresas que têm acordos coletivos como este podem pegar de um a dois anos de prisão. Atualmente existem duas queixas-crime contra gestores da Prosegur Colômbia relacionados a este problema.

Além disso, as práticas antissindicais da Prosegur persistem e fazem vítimas em todos os lugares em que a empresa atua. Na Colômbia, por exemplo, o presidente do Sintravalores e funcionário da Prosegur, Fidel Alfonso, foi liberado para participar dos dois dias da Conferência Regional de Serviços, promovida pela Uni. Após participar do evento no primeiro dia e da manifestação na porta da multinacional, Fidel foi informado de que sua liberação havia sido suspensa e que deveria se apresentar para o trabalho no dia seguinte. “Isso mostra como a empresa lança mão de práticas abusivas para conseguir tudo o que quer”, criticou Boaventura.

                “É hora de a Prosegur demonstrar liderança na área de segurança privada e começar a tratar seus funcionários com dignidade. Os trabalhadores e os sindicatos que compareceram a este ato não desistirão da luta”, afirmou Christy Hoffman, vice-secretária geral da Uni.

                “Estamos aqui para dizer à Prosegur que vamos continuar lutando pelos direitos dos trabalhistas e sindicais dos trabalhadores colombianos. Acreditamos no diálogo social, mas mesmo que não nos escutem, continuaremos lutando”, completou Adriana Rosenzvaig, secretária regional da Uni nas Américas.

               

 

Fonte: CNTV com Uni Global Union

0 comentários para "CNTV participa de manifestação Internacional contra os abusos da Prosegur aos empregados colombianos"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.