Cancelar
Acesso CNTV

Seminário debate problemas de segurança bancária em Caxias do Sul

04 Dez

Bancárias e bancários de todo o Rio Grande do Sul participaram na última sexta-feira, dia 30 de novembro, do debate de um tema constante nos noticiários e na rotina dos trabalhadores bancários: a falta de segurança nas instituições financeiras. O primeiro Seminário Regional sobre Segurança Bancária foi realizado em Caxias do Sul (RS) e reuniu representantes de sindicatos de bancários no Estado; Brigada Militar; poder público, sistema financeiro; especialistas em segurança; e Sindicato dos Vigilantes.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo diretor do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul, Nelso Bebber, o diretor da Fetrafi-RS, Juberlei Baes Bacelo, e o representante da Câmara de Vereadores, Pedro Incerti. Nelso salientou que só é possível ter mais segurança com justiça social, começando pela distribuição de renda e por medidas de igualdade.

O diretor da Fetrafi-RS salientou os problemas que cada município enfrenta com a precariedade da estrutura e a falta de equipamentos de segurança. O sindicalista reafirmou a necessidade de cobrar dos próprios bancos os investimentos necessários, devido ao risco da atividade bancária e à altíssima lucratividade do setor financeiro. Juberlei também destacou a defasagem da lei federal nº 7.102/83.

Vulnerabilidade

Após a abertura, o debate foi coordenado pela diretora do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul, Vaine Andreguette. Também compuseram a mesa o diretor da Fetrafi-RS e do Sindicato Bancários de Porto Alegre, Lucio Paz, o representante do Banrisul, César Borges, o presidente do Sindicato dos Vigilantes, Claudiomir da Silva Brum, e o subcomandante da 12º BPM, Capitão Alencastro, e o assessor de segurança bancária da Associação de Bancos do RS, Jaci dos Santos.

As autoridades presentes no debate manifestaram disponibilidade em auxiliar o combate aos problemas de segurança e na necessidade de efetivar tais medidas. O capitão Alencastro explicou como funciona o processo de cobertura da segurança em Caxias e na Serra.

Além disso, o policial reforçou a importância do relatório que está sendo atualmente elaborado pela BM, sobre a vulnerabilidade das agências e postos de atendimento bancário. Alencastro informou que, através deste mapeamento será possível estabelecer medidas de prevenção para segurança bancária.

Mobilização dos bancários

Lucio fez uma apresentação sobre as atuais negociações entre a categoria e os bancos sobre segurança, além dos cenários preocupantes da violência no setor. O dirigente sindical atribui os principais problemas de vulnerabilidade a alguns fatores principais: descaso dos bancos; instalações precárias; defasagem da lei nº 7.102/83; fragilidade da segurança pública e um sentimento coletivo de insegurança geral.

O sindicalista destacou que os bancários se organizam em diversas frentes de luta, que têm contribuído para significativas melhorias. Ele destacou a Mesa Temática de Segurança Bancária - fórum de debates entre Contraf-CUT, federações e sindicatos com a Fenaban - que tem gerado avanços nas discussões.

Atualmente, está sendo discutido um projeto-piloto de segurança bancária nas cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, cujos resultados poderão vir a ser estendidos para todo o país. O projeto é uma conquista da Campanha Nacional 2012. A implementação de leis municipais que reforcem a segurança também foi destacada.

Os bancários já conquistaram algumas cláusulas sobre segurança na CCT da categoria, sendo que a própria Febraban aponta resultados positivos de declínio das ocorrências desde 2000, quando começaram a ser instaladas as portas giratórias. Porém, os dados comprovam que a violência ainda é gritante.

Em 2011, foram 49 mortes em assaltos envolvendo bancos em todo o país, segundo pesquisa da Contraf-CUT e Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV). Quatro delas ocorreram no Rio Grande do Sul, inclusive três na região da Serra.

A necessidade de combater um crime da "saidinha de banco" também veio à discussão. Os bancários e vigilantes defenderam a colocação de biombos para garantir privacidade aos clientes durante a realização de operações bancárias.

Na avaliação final do evento, os participantes concluíram que através das iniciativas da categoria e da responsabilização do poder público através das câmaras de vereadores, administrações municipais e setores da segurança pública será possível construir um ambiente de trabalho mais saudável e seguro para os bancários e para a população em geral.

Participação

Marcaram presença no evento dirigentes da Fetrafi-RS e sindicatos filiados à Fetrafi-RS, como Vale do Caí, Cachoeira do Sul, Bento Gonçalves, Lajeado, Nova Prata, Vale do Paranhana, Litoral Norte, Porto Alegre, São Leopoldo, Vacaria e Passo Fundo.

0 comentários para "Seminário debate problemas de segurança bancária em Caxias do Sul"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.