Cancelar
Acesso CNTV

Governo continuará tomando medidas de estímulo à economia, diz Mantega

17 Ago

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse na noite de quinta-feira (16) que o governo continuará tomando medidas de estímulo para que a economia brasileira se recupere diante do cenário adverso mundial.

"Não descansaremos enquanto o crescimento vigoroso não estiver novamente implantado no país", afirmou, diante de plateia de empresários em São Paulo que participavam de evento da revista "IstoÉ Dinheiro".

Ao citar o projeto de investimentos em infraestrutura anunciado nesta semana pela presidente Dilma Rousseff, Mantega disse que o governo está transformando a crise em oportunidade e "corrigindo distorções que atrapalhavam o desenvolvimento acelerado do país".

Por isso, segundo ele, o Brasil deve repetir o "fenômeno de 2008" e ser o último a entrar na crise internacional e o primeiro a sair dela.

O ministro comentou os efeitos da turbulência mundial na economia brasileira. Segundo ele, desde o ano passado o país tem sido "invadido" por importações de países "desesperados" pela falta de mercado.

Também alfinetou o empresariado, dizendo que os investidores privados e os bancos brasileiros adotaram "postura defensiva", aumentando o spread bancário e reduzindo suas linhas de crédito.

RECUPERAÇÃO

Apesar de admitir que as medidas anunciadas pelo governo nos últimos meses podem demorar a dar frutos, Mantega disse que a economia brasileira já começa a ver sinais de recuperação.

Ele citou dados divulgados na quinta-feira sobre o desempenho do comércio varejista e do emprego em junho. "São dados que contrastam com o desempenho do mercado na Europa e nos Estados Unidos", afirmou.

0 comentários para "Governo continuará tomando medidas de estímulo à economia, diz Mantega"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.