Cancelar
Acesso CNTV

II Fórum da Igualdade encerra propondo novo modelo de desenvolvimento

19 Abr

A busca de um novo modelo de desenvolvimento social e econômico pautou os dois dias do II Fórum da Igualdade, encerrado na terça-feira (17), em Porto Alegre. O evento foi realizado pelo segundo ano consecutivo em contraponto ao Fórum da Liberdade, promovido no mesmo período pelas entidades empresariais na capital gaúcha.

O painel "Paradigma do consumo e crise ambiental" concluiu os debates. O objetivo da mesa era refletir sobre o consumo e a justiça ambiental, além de antecipar os grandes debates da Rio+20.

O modelo econômico alicerçado na alta produção e no alto consumo é gerador de destruição ambiental e social. É necessária e urgente a desconstrução das ideias neoliberais que colocam o "consumo" como paradigma do bem viver.

"Temos que buscar luzes para novos modelos econômicos que levem ao bem viver de toda a sociedade. Os conceitos e modelos importados dos países do norte não são bases para os novos processos que desafiam a humanidade", explicou o coordenador da mesa, Waldir Bohn Gass.

Nancy Cardoso, representante do Centro de Estudos Bíblicos Nacional (CEBI NAC), falou sobre o uso e abuso do feminino nos imaginários agrícolas e ecológicos ao analisar a campanha publicitária de uma grande marca de sucos.

"Cinco empresas brasileiras vivem uma cruzada global para mudar os hábitos de consumo da população, do suco de laranja natural para o suco de caixinha", falou Nancy. Para ela, cada vez mais, haverá mecanismos que ligam produtos, vendidos como naturais, à imagem da mulher e do simbolismo do feminino.

Segundo Nancy, as mulheres são as principais organizadoras do padrão de consumo no mundo. "Por isso, é necessário pensar o consumo considerando o peso das mulheres como foco fundamental deste processo", garante.

Já a assessora da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS, Cíntia Barem, relatou as ações e atividades da Comissão e do Parlamento nesse âmbito.

Um dos projetos sancionados recentemente pelo governo do Estado dispõe sobre a alimentação saudável nas escolas e espaços públicos e prevê que 30% dos alimentos sejam comprados da agricultura familiar. "Precisamos mudar o padrão de consumo, que hoje é muito instantâneo, principalmente na nossa alimentação", acredita.

Cíntia acredita que a sociedade está postergando o essencial em nome da urgência. "Acabamos não debatendo o principal, o conceito, vamos criando e implantando ações sem pensar".

Por fim, ela fez uma crítica à chamada "economia verde", que classificou como um termo desconexo. "O capitalismo não permite esse debate, apenas quer pintar de verde as ações que acontecem para manter o mesmo sistema", afirmou.

O último debatedor foi o representante do IDHES, Mauri Cruz, que defendeu que é necessário o cidadão entender que ser consumidor é ser um ator político. "É urgente a discussão sobre o consumo consciente porque não temos novos paradigmas. Acumulamos 30 anos de críticas ao sistema, agora temos que colocar em prática", afirmou Mauri.

Ele explicou também o tipo de igualdade que o Fórum da Igualdade busca. "Enquanto seres humanos, somos todos iguais, porém quem tem dinheiro manda em quem não tem e é essa lógica que temos que combater porque nunca seremos livres neste sistema".

Para Mauri, o capitalismo gera déficit para as classes populares, de fome, habitacional, educacional, de trabalho, entre outros. "O problema é que estamos resolvemos isso com o mesmo modelo, não estamos mudando o paradigma. Corremos o risco de estarmos na mesma lógica que tanto criticamos e não percebemos enquanto consumidores o poder que isso tem pode ser um começo para a mudança que almejamos", finalizou.

Após o debate, a cantora paraense Raquel Leão realizou o show de encerramento do II Fórum da Igualdade.

0 comentários para "II Fórum da Igualdade encerra propondo novo modelo de desenvolvimento"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.