Cancelar
Acesso CNTV

Barra Mansa-RJ: Greve dos Vigilantes dificulta funcionamento de agências bancárias

21 Mar

A Greve dos Vigilantes bancários chegou ao município. Ontem, a maioria das agências bancárias localizadasem Campos Elíseos, principal centro comercial da cidade, e as do bairro Manejo estavam fechadas devido à paralisação dos vigilantes. Algumas agências faziam apenas o atendimento gerencial dos clientes e só recebiam pagamento via cartão devido à falta de vigilantes.

Durante todo o dia de ontem, algumas agências bancárias estavam abertas só para realizar o atendimento gerencial dos clientes. “A gente não está fazendo nenhuma movimentação de dinheiro aqui na agência devido ao número reduzido de vigilantes. Por isso, estamos só atendendo os clientes que necessitam de orientação das gerências e atendemos apenas as movimentações bancárias feitas através de cartão”, disse a gerente de um banco localizadoem Campos Elíseosque preferiu não se identificar, informando que só os caixas eletrônicos estão fazendo a movimentação em dinheiro. “Quem quiser fazer alguma movimentação em espécie tem que se dirigir ao caixa eletrônico, porque não estamos aceitando nenhum pagamento, depósito ou saque em dinheiro”, comentou.

Outros bancos nem abriram suas portas para atendimento, uma vez que o número de vigilantes foi reduzido. “Não estamos atendendo ninguém, porque estamos com poucos vigilantes e a norma da nossa agência não permite atendimentos com o número reduzido de vigilantes. Aqui também só estão funcionando os caixas eletrônicos. Pedimos que os clientes tenham paciência, porque algumas pessoas ficam irritadas e chegam até a falar grosso com a gente pensando que não queremos atender”, comentou o gerente de um banco localizado no bairro Manejo, informando que funcionários estão auxiliando os clientes a usarem os caixas eletrônicos. “Colocamos funcionários para ajudarem os clientes nos caixas eletrônicos. Esta foi a forma que utilizamos para amenizar os prejuízos dos clientes que precisam pagar suas contas em dia”, completou a gerente.

A previsão de alguns vigilantes, que conversaram com a equipe do A VOZ DA CIDADE, era de que a greve continue até amanhã, quando acontecerá uma assembleia no Rio de Janeiro. “Não há previsão de volta ao trabalho, já que ainda não houve retomada das negociações com as empresas. O comentário é que haverá uma assembleia na terça-feira (hoje), mas ainda temos que confirmar”, disse um segurança que pediu para não se identificar.

Quem está lucrando com a greve dos vigilantes são as casas lotéricas que estão ficando lotadas, já que as pessoas estão indo até elas pagar suas contas. “Para atender os clientes estamos estendendo um pouquinho mais o horário de funcionamento, já que a fila tem ficado grande desde sexta-feira”, contou a proprietária de uma casa lotérica situadaem Campos Elíseos, informando que estendeu o horário de funcionamento das 7h30min até as 18h55min.

Outra lotérica reforçou a segurança para atender os clientes que estão fazendo fila na porta. “Colocamos mais segurança além da que tínhamos para proporcionar mais segurança às pessoas que estão correndo para as lotéricas para pagar suas contas na data do vencimento, já que os bancos estão fechados”, revelou o gerente de uma lotérica localizada no bairro Manejo.

Reivindicações

De acordo com informações do Sindicato dos Vigilantes do Rio de Janeiro em uma assembleia realizada ontem, pela manhã, ficou definido que a categoria continua em greve até hoje, quando às 14 horas haverá uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho do Rio (TRT/RJ), por consequência do pedido de dissídio coletivo feito pelo Sindicato das Empresas de Segurança. Se houver acordo a greve termina e os bancos de todo o estado voltam a funcionar normalmente. Na pauta de reivindicação da categoria estão 10% de reajuste salarial, aumento do auxílio alimentação para R$ 16,50, pagamento dos 22% restantes do risco de vida e plano de saúde pago pelas empresas a titulares e dependentes. Atualmente, segundo o sindicato, os vigilantes recebem um piso salarial de R$ 864 por uma jornada de trabalho de 12 horas por dia.

0 comentários para "Barra Mansa-RJ: Greve dos Vigilantes dificulta funcionamento de agências bancárias"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.