Cancelar
Acesso CNTV

Bancários param agência do Bradesco em Belém por falta de segurança

07 Mar

Nesta terça-feira, 6 março, os bancários paralisaram durante todo o dia as atividades da agência do Bradesco na Rodovia Augusto Montenegro, em Belém, por falta de segurança. A unidade foi inaugurada em novembro de 2011 e desde então permanece sem a porta giratória de segurança, item obrigatório para o funcionamento de agências bancárias no Pará segundo a Lei Estadual 7.013/2007.

A ação foi no sentido de abrir um canal de negociação com o Bradesco para que o banco passe a cumprir a Lei Estadual que vigora no Pará há 4 anos. "Queremos chamar a atenção da população e das autoridades para a existência da Lei 7.013 e para a necessidade de obrigar todos os bancos que atuam em nosso Estado a cumprir essa lei, pois caso contrário essas empresas estarão colocando em risco a segurança e vida de seus funcionários e clientes, por estarem vulneráveis a ação de criminosos", afirma o diretor jurídico do Sindicato dos Bancários do Pará e funcionário do Itaú, Sandro Mattos.

O Itaú e o Bradesco retiraram várias portas giratórias de suas agências. Uma das alegações é evitar constrangimento aos seus clientes e usuários. Porém, a estatística de assaltos divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no dia 1º de março, revela que do ano 2000 a 2010 houve uma queda significativa nas ocorrências em todo país após a adoção das portas giratórias de segurança.

Em 2000 foram registrados 1.903 assaltos, enquanto que em 2010, já com a grande maioria das agências bancárias tendo as portas giratórias instaladas, esse número passou para 369 ocorrências em todo território nacional.

"Esses números mostram o quanto essa postura dos bancos de retirada das portas de segurança das agências é equivocada. Por isso, o Sindicato não irá tolerar que uma Lei Estadual que obriga todos os bancos a terem esse equipamento em suas unidades seja descumprida, e seremos incansáveis na luta por mais investimentos em segurança, já que em 2011, segundo os balanços dos cinco maiores bancos, foi investido apenas 5,1% em média de todo o lucro no ano em segurança, o que para nós é um absurdo", afirma o diretor do Sindicato e funcionário do Bradesco, Saulo Araújo.

Insegurança bancária é realidade no PA

O Pará foi o Estado da Região Norte que teve o maior número de assaltos a bancos em 2011, como aponta o levantamento feito pelo Sindicato dos Bancários do Pará. No ano passado, em todo o Estado, foram registrados 44 assaltos a bancos e tentativas; 19 ocorrências a mais que 2010, o que representou um crescimento de 76% de assaltos a banco no Estado.

"As autoridades locais precisam ser mais enérgicas com os bancos no sentido de fazê-los cumprir a Lei Estadual de segurança bancária, e a sociedade deve estar irmanada com o Sindicato nessa luta em defesa de mais segurança para os trabalhadores bancários, clientes e usuários. Não podemos aceitar que o Pará seja o campeão de insegurança bancária na região", destaca a diretora do Sindicato e funcionária do Bradesco, Heládia Carvalho.

0 comentários para "Bancários param agência do Bradesco em Belém por falta de segurança"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.