Cancelar
Acesso CNTV

Funcionários do transporte de valores encerram greve no Paraná

08 Fev

Os seguranças que atuam no transporte de valores decidiram encerrar a greve que já durava seis dias em todo o Paraná. Os 1,8 mil trabalhadores, que exercem principalmente a função de seguranças em carros-forte, retomam as atividades nesta quarta-feira.

A decisão veio após assembleia realizada com os trabalhadores no final da tarde desta terça-feira, em Curitiba, depois da decisão da Justiça do Trabalho no Paraná obrigando a manutenção de pelo menos 50% de funcionários de cada empresa de transportes de valores que funciona no Estado. Estava prevista multa de R$ 20 mil por dia em caso de descumprimento de ordem judicial, direcionada aos sindicatos que representam a categoria.

As empresas também teriam que colocar à disposição um número suficiente de carros-forte para retomar o abastecimento de caixas eletrônicos. Muitos equipamentos em todo o Paraná ficaram sem dinheiro desde a última sexta-feira diante da paralisação. A greve afetou principalmente os caixas que ficam em postos avançados ou no comércio, como postos de combustíveis, shoppings e supermercados.

Havia dinheiro - e ainda assim de maneira escassa - somente nos caixas eletrônicos localizados dentro de agências bancárias. Algumas máquinas também não funcionavam nestes locais.

Também houve restrição no limite para saque e na disponibilidade de algumas notas. Muitos caixas funcionaram apenas com notas de R$ 50. O reabastecimento deve ser normalizado ainda nesta quarta-feira ou no dia seguinte.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte de Valores e Escolta Armada no Estado do Paraná (Sindeesfort-PR), os trabalhadores vão retornar às funções e aguardar a solução para o dissídio no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Estado. Ainda não há nova audiência marcada para analisar o caso. Uma tentativa de conciliação foi realizada ontem no TRT, mas sem sucesso.

As empresas de transporte de valores ofereceram reposição da inflação pelo INPC mais 1,5% de aumento real, enquanto a categoria reivindica aumento de 13% nos salários e a incorporação do valor do adicional de risco no 13º salário e férias.

0 comentários para "Funcionários do transporte de valores encerram greve no Paraná"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.