Cancelar
Acesso CNTV

Aluguel de cães para segurança de empresas abre polêmica em SP

10 Out

SÃO PAULO - O aluguel de cães de guarda para segurança de empresas e canteiros de obras virou polêmica em Ribeirão, cidade a 319 quilômetros de São Paulo, depois que um canil foi fechado esta semana no bairro Vila Carvalho. No local, 21 cães foram encontrados presos, sem comida e água. O proprietário, Júlio Cesar Rocha Fernandes de Matos, foi denunciado por maus tratos, mas permanece em liberdade. Já os cães, permanecerão no canil, já que a prefeitura de Ribeirão Preto e o Centro de Controle de Zooonozes não possuem um local para abrigá-los.

Alugar cães de guarda não é crime, segundo o delegado Marcos César Borges, responsável pela Delegacia de Proteção aos Animais de Ribeirão Preto. Apesar disso, a prática está preocupando entidades de defesa dos animais e a própria polícia.

- Não existe nenhum empecilho jurídico para esse tipo de trabalho. Mas a empresa deve cumprir as regulamentações exigidas pela Vigilância Sanitária e de bem-estar animal, estabelecidas por lei. A gente se baseia nos maus tratos para agir - afirma o delegado.

A advogada da Associação Vida Animal (AVA), Viviane Alexandre, entrou com uma representação no Ministério Público sobre o caso. De acordo com ela, a prática de alugar cães está se tornando comum e não existe fiscalização.

- Se um animal foge e machuca alguém, como já aconteceu, quem responde: o dono do canil ou contratante? - questiona.

O proprietário do canil afirmou, em depoimento à polícia, que possui cerca de 300 cães de aluguel em Ribeirão Preto.

- Não podemos substituir um vigia por um animal. Alguém tem que ser responsável pelo cão - afirma a advogada da AVA, destacando que o cachorro sozinho não pode garantir a segurança do estabelecimento.

A reportagem do EPTV de Ribeirão Preto entrou em contato com outras duas empresas, que prestam o mesmo serviço. Elas confirmaram alugar cachorros para proteger obras da construção civil, onde não existem vigias.

Uma dessas empresas afirmou que o aluguel de um cão de grande porte custa, pelo menos, R$ 900 por mês. A proprietária justifica que o investimento é alto.

- Eu ofereço para os animais uma ração que custa R$ 150. Mas os proprietários estão em busca de menor custo - explica Monalisa Cantadeiro.

Segundo ela, nem todos os donos de canil se preocupam com os cuidados básicos, como não deixar o animal vivendo na construção e verificar os riscos que a obra oferece.

- Da mesma forma, quem aluga precisa conhecer de perto o canil onde o animal vive, caso contrário, estará compactuando com os maus tratos - diz Monalisa.

0 comentários para "Aluguel de cães para segurança de empresas abre polêmica em SP"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.