Cancelar
Acesso CNTV

PR tem mais vigilantes que PMs

10 Ago

A ineficiência do Estado em cumprir o dever constitucional de garantir a segurança dos cidadãos tem impulsionado a atuação de empresas de segurança privada no Paraná, que têm crescido além das forças policiais. Sindicatos do setor e especialistas estimam que, atualmente, 90 mil vigilantes estejam em atividade no estado, entre legalizados e clandestinos. O número é quatro vezes maior que o efetivo da Polícia Militar (PM), estimado em 16,7 mil homens.

Hoje, o Paraná é o 7.º no ran­king de unidades da federação com o maior número de vigilantes cadastrados na Polícia Federal (PF), com 91 mil profissionais com permissão para exercer a função. Destes, 22,5 mil estão em atividade, fazendo a segurança de espaços particulares. A clandestinidade, no entanto, faz com que o peso da segurança privada seja muito maior. Sindi­­catos e empresas apontam que, para cada vigilante legalizado, três atuam irregularmente. Neste cenário, seriam 67,5 mil clandestinos. A ilegalidade também abrange as empresas: enquanto existem 104 grupos de segurança privados cadastrados no Paraná, há mais de 700 clandestinos.

Para contratar
Enquanto o mercado legalizado de segurança privada cresce a um ritmo de 14% ao ano, as empresas clandestinas se multiplicam em índice maior. Saiba o que é preciso para um serviço qualificado:

- Os vigilantes precisam passar por um curso específico, comprovar a cada três meses que não têm antecedentes criminais e passar por reciclagens a cada dois anos.

- As empresas devem ser licenciadas pela Polícia Federal.

Fonte: Sindivigilantes e Sindiesp-PR.

0 comentários para "PR tem mais vigilantes que PMs"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.