Cancelar
Acesso CNTV

Representantes de centrais e aposentados se encontram com ministro da Previdência

25Mai

Em ) - 10 15 2010


O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, confirmou reunião com representantes dos aposentados e pensionistas amanhã, às 10h30, para discutir, entre assuntos de interesses da categoria, alternativas ao fator previdenciário. A reunião estava marcada para hoje, mas foi transferida. Segundo a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas, a pauta discute a política salarial para aposentados até 2015, reajuste deste ano (equiparação com a inflação) e fim do fator.

A expectativa é com relação à participação de outro ministro, Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência — destacado pela presidenta Dilma Rousseff para dialogar com sindicalistas.

Garibaldi já adiantou que tem diagnóstico sobre a Previdência com diretrizes para mudanças pontuais na concessão de pensão por morte e instituição de idade mínima para a aposentadoria, assim como regras de transição.

Ao apresentar o resultado das contas do INSS, ele demonstrou que abril fechou com déficit de R$ 5,729 bilhões. A Associação Nacional de Auditores Fiscais da Previdência critica o modelo de contabilidade, por não incluir a arrecadação com impostos para a Seguridade Social, restringindo a conta à arrecadação só pelas contribuições sobre a folha de pagamento.

O ministro explicou o problema de caixa, em parte, pelo pagamento de passivo previdenciário na Justiça, adiado para abril. A arrecadação líquida em contribuições cresceu 6,8% em relação a 2010.

Ato defende aprovação
Hoje, às 14h, as centrais sindicais vão organizar grande ato pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 231/95, que institui a redução da jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas.

O ato será no Salão Negro do Congresso Nacional e terá a participação de dirigentes sindicais de seis centrais: Força Sindical, CUT, CTB, CGTB, NCST e UGT. Segundo a Força, sindicalistas estão confiantes.

0 comentários para "Representantes de centrais e aposentados se encontram com ministro da Previdência"
Deixar um novo comentário

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.