Cancelar
Acesso CNTV

Secretaria de Segurança de Roraima quer mais rigor contra crimes

18Mai

Em ) - 0800 10 a

O Gabinete de Gestão Integrada reuniu representantes de agências bancárias, casas lotéricas e empresas de vigilância para discutir a segurança nesses locais

Para combater os crimes de roubos nas saídas das agências bancárias, o secretário de Estado da Segurança Pública, Eliéser Girão Monteiro Filho se reuniu na manhã desta terça-feira (17) com os representantes das agências bancárias, casas lotéricas e empresas de vigilância e os principais órgãos de segurança, para avaliar os resultados das operações policiais em curso e definir novas estratégias para intensificar a fiscalização e reforçar as ações preventivas.

O encontro faz parte das ações da 31º Reunião Ordinária do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e teve como proposta o combate ao crime conhecido por “Saidinha de Banco”, resguardar a privacidade dos clientes e a prevenção a assaltos nas agências e Caixas Eletrônicos.

Participaram também da reunião representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, empresas de segurança, agências bancárias e casas lotéricas.

Constou na pauta de discussões a incidência de roubos a clientes que acabaram de fazer saques na boca do caixa; a instalação de divisórias impedindo que os demais usuários vejam a transação feita pelo cliente; a implantação pelo banco de mecanismos que respeite a privacidade do cliente que necessita fazer saque de dinheiro.

Para Monteiro, é necessária a instalação de câmeras na parte interna e externa das agências bancárias com preservação das imagens; a contratação de vigilantes para permanecerem dentro das agências no período noturno; a instalação de alarmes nos caixas eletrônicos, programados para dispararem caso tentem danificá-lo; e a verificação junto às empresas de segurança sobre o treinamento que está sendo fornecido aos guardas/seguranças bancários, tais como: utilização de arma de fogo, revista padrão etc.

Segundo o secretário é importante a limitação de acesso às informações sobre os clientes, a disponibilização imediata das imagens gravadas para a Polícia quando solicitadas, além de ações preventivas no caso de suspeitos de extorsão/sequestro (relâmpago ou virtual).

Outro ponto abordado pelo secretário é sobre o estímulo aos empresários para a criação de conta salário, o apoio às campanhas da Segurança Pública, a preservação da cena do crime e a instalação de porta com detector de metais.

Eliéser Monteiro disse ainda ser necessária a retirada dos vendedores ambulantes instalados na calçada de acesso aos Bancos, visando facilitar a identificação dos “olheiros” e cumprir a Lei Municipal vigente, além do controle de explosivos em circulação no Estado.

Para ele, tem sido “exemplar” a participação do cidadão no combate a criminalidade. Destacou que as últimas prisões, apreensões e elucidações de crimes tem sido possível graças a este apoio com participação no Disque-Denúncia, por meio do número 0800.95.1000 ou da Polícia Militar (190) e também da Polícia Civil (197).

O secretario recomendou ainda que às empresas que fizessem uma revisão dos procedimentos de segurança adotados, bem como que combatam a rotina.



0 comentários para "Secretaria de Segurança de Roraima quer mais rigor contra crimes "
Deixar um novo comentário

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.