Cancelar
Acesso CNTV

Banco se recusa a trocar dinheiro manchado com tinta rosa em SP

11 Mai


A tecnologia instalada dentro dos caixas eletrônicos, que mancham com tinta rosa as cédulas quando ocorre ataques ou explosões nos equipamentos, prejudicou a manicure Suely Santos nesta terça-feira (10), em Campinas, no interior de São Paulo. Ela tentou efetuar a troca do dinheiro danificado, mas o gerente do banco se recusou a efetuar o procedimento, contrariando determinação do Banco Central.

De acordo com a manicure, após o saque no valor de R$ 500, ela percebeu que uma das notas no valor de R$ 50 estava manchada. Ela chamou o segurança do caixa eletrônico e recebeu a recomendação de procurar o banco onde tem conta corrente para trocar a nota, o que não ocorreu. Segundo a mulher, o gerente do Banco Mercantil disse que era preciso procurar os responsáveis pelo caixa eletrônico que, por sua vez, sugeriram que a manicure voltasse no banco.

A desconfiança dos funcionários do banco criou uma situação constrangedora para a manicure. "Sai do banco com vontade de chorar, me senti humilhada porque fica parecendo que você não pegou a nota no caixa eletrônico. Como você vai provar?", questiona Suely.

Segundo o BC, nenhum banco pode se recusar a trocar uma nota danificada, o que pode ser feito em qualquer agência bancária, e não exatamente no banco em que a pessoa possui conta corrente. No entanto, o banco tem o direito de solicitar e registrar os dados pessoais do cidadão que está realizando a troca da nota.

A manicure chegou a procurar a delegacia, mas preferiu não registrar o boletim de ocorrência. "Na polícia, se eu registrasse um boletim de ocorrência o dinheiro iria ficar retido e eu não quero, eu quero o meu dinheiro", disse. Caso alguma instituição financeira se recuse a efetuar a troca, o Banco Central orienta a procurar o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e também a ouvidoria do próprio banco. Caso não tenha resposta, pode registrar a reclamação no atendimento do BC pelo telefone gratuito 0800-979-2345.

0 comentários para "Banco se recusa a trocar dinheiro manchado com tinta rosa em SP"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.