Cancelar
Acesso CNTV

Mulheres crescem no comando de empresas de segurança privada

02 Mar

Assim como a profissão de vigilante tem atraído cada vez mais mulheres para as empresas de segurança privada, a presença nos cargos executivos também desperta o interesse feminino, de acordo com levantamento do Sesvesp (Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de São Paulo).

Prova disso, é que atualmente, só no Estado, cerca de 30% dos que comandam empresas de segurança privada são mulheres. “Durante muito tempo os homens imperaram no comando destas empresas. Hoje, vemos uma realidade muito mais democrática e madura com a abertura para a gestão feminina, que dá mostras de muita competência", afirma o presidente da entidade, José Adir Loiola.

Há cinco anos, as mulheres participavam do setor apenas com a força de trabalho e representavam pouco mais de 3% do universo de vigilantes profissionais. Hoje já são cerca de 8% do efetivo, o que significa aproximadamente 10 mil mulheres no Estado. Como empresárias, em cinco anos elas passaram de praticamente inexistentes para um ‘exército’ de 150 executivas à frente de empresas de segurança privada.

Informações complementares
A Segurança Privada é uma atividade autorizada, controlada e fiscalizada pelo Departamento de Polícia Federal, desenvolvida por pessoas capacitadas através de Cursos de Formação de Vigilantes, vinculadas às Empresas autorizadas, com o fim de exercer preventivamente a proteção do patrimônio e das pessoas que se encontram nos limites do imóvel vigiado, podendo ser em estabelecimentos urbanos ou rurais; seja da iniciativa privada (instituições financeiras, empresas, shopping-centers, hospitais, escolas, etc.), seja da Administração Pública Direta (órgãos federais, estaduais, municipais ou distritais) ou Indireta (autarquias, empresas públicas, empresas de economia mista e fundações).

Hoje, há aproximadamente 148 mil vigilantes (entre homens e mulheres) em 519 empresas de segurança legalizadas no Estado de São Paulo, sendo que quase 200 são associadas ao Sesvesp. No Brasil, o efetivo da segurança privada é de 476 mil vigilantes trabalhando em 1.700 empresas autorizadas a funcionar no País.

Tipos de Atividade

• Vigilância Patrimonial - exercida dentro dos limites dos estabelecimentos, urbanos ou rurais, públicos ou privados, com a finalidade de proteger os bens patrimoniais;

• Transporte de Valores - consiste no transporte de numerário, bens ou valores, mediante a utilização de veículos, comuns ou especiais;

• Segurança Pessoal - exercida com a finalidade de garantir a incolumidade física de pessoas;

• Escolta Armada - visa a garantir o transporte de qualquer tipo de carga ou de valores;

• Curso de Formação - tem por finalidade formar, especializar e reciclar os vigilantes.



0 comentários para "Mulheres crescem no comando de empresas de segurança privada"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.