Cancelar
Acesso CNTV

Ações audaciosas marcam os roubos a agências bancárias em pequenas cidades

28 Fev

A ousadia das quadrilhas de assaltantes de banco que agem em cidades pequenas no interior do Brasil é diretamente proporcional ao desprezo desses criminosos pelo trabalho da polícia. Na última quarta-feira, bandidos invadiram Dois Irmãos, pequeno município de Tocantins que fica a 180 quilômetros de Palmas. Cinco homens armados atiraram contra o posto policial do lugar, que tem dois agentes, e fizeram 10 reféns enquanto levavam o dinheiro de uma agência dos Correios. Depois, demonstrando total despreocupação em chamar a atenção na fuga, fugiram em duas caminhonetes da Polícia Militar.


No momento do crime, o delegado Márcio Girotto, que substituía o delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins, Reginaldo Menezes Brito, dava entrevista à reportagem do Correio. De acordo com ele, problemas na logística na segurança pública são empecilhos crônicos. Cidades pequenas têm efetivos pequenos. Se o local é isolado, é ainda pior, porque há uma demora na chegada de reforço. Isso acontece aqui, no estado, em cidades como Dois Irmãos e Silvanópolis (que fica a 130 quilômetros de Palmas). Além disso, algumas agências bancárias têm uma segurança precária, opina Girotto.

O Chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jefferson Fernandes Gadelha, também fala da necessidade de que a segurança seja uma das prioridades dos bancos. Mas ele reconhece que essas ações criminosas são parte de uma demanda nacional. O coronel esclarece que a Polícia Militar, que tem a missão de prevenir tais crimes, está montando, ainda para este ano, um grupo especial para coibir esse tipo de iniciativa dos bandidos.

Vamos trabalhar com policiais rodoviários e de fronteira. O ideal seria formar um cinturão de segurança, mas o estado tem dificuldades com recursos, avisa coronel Gadelha. Estamos remanejando efetivo justamente para a prevenção. Este ano, foram mais de 300 transferências para tentar melhorar a estratégia, mas, historicamente, esses assaltos são um assunto muito complicado, completa.

Medidas tomadas
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), por meio da assessoria de imprensa, declara que os bancos brasileiros têm investido em mecanismos de segurança para evitar a ação de bandidos. Ainda segundo a Febraban, foram gastos, em 2010, cerca de R$ 8 bilhões nessa área. %u201COs ataques ocorridos em alguns estados, no entanto, usaram força desproporcional, com armamentos pesados, de elevado poder de destruição, inclusive com uso de explosivos e quadrilhas numerosas. Essa é uma questão de segurança pública. Os estados já estão desenvolvendo ações de inteligência para desarticular as quadrilhas, com a adoção de medidas adequadas para combater esse tipo de delito, e que levem à prisão dos bandidos%u201D, registra uma nota da instituição. Em um assalto em 10 de novembro do ano passado em Cocalzinho (GO), os bandidos usaram um cilindro de gás para arrombar os caixas eletrônicos.

O Banco do Brasil também se pronunciou sobre o assunto por meio de nota. Segundo o documento, a instituição atende as exigências legais de equipamentos e procedimentos de segurança para agências bancárias, previstas em uma portaria da Polícia Federal, que disciplina as atividades de segurança privada.

O Banco do Brasil tem investido constantemente em dispositivos, visando impedir os arrombamentos de terminais. Esses investimentos estão relacionados ao reforço das chapas metálicas das máquinas, do sistemas de alarme e do monitoramento das salas de autoatendimento. Para impedir as investidas criminosas, faz-se necessário investimentos no aparato de Segurança Pública, especialmente em cidades de pequeno porte, localizadas no interior dos Estados, diz a nota. O Ministério da Justiça foi procurado pela reportagem para falar sobre o assunto, mas, até o fechamento desta edição, não havia se pronunciado.

0 comentários para "Ações audaciosas marcam os roubos a agências bancárias em pequenas cidades"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.