Cancelar
Acesso CNTV

Maiores partidos já definiram novos líderes

28 Jan


Os três partidos com maior número de deputados - PT, PMDB e PSDB - já definiram seus líderes para a próxima sessão legislativa, que começa em 1º de fevereiro.

Dono da maior bancada, com 88 cadeiras, o PT escolheu, por aclamação, o deputado Paulo Teixeira (SP). Ele vai substituir o deputado Fernando Ferro (PE).

O PMDB, segundo maior partido, com 78 cadeiras, deve oficializar na quarta-feira (2) a recondução à liderança do atual líder Henrique Eduardo Alves (RN). Ele tem o apoio da maioria da bancada, é candidato único e já recolheu as assinaturas necessárias para permanecer no cargo.

Terceiro maior partido, com 53 cadeiras, o PSDB elegeu nesta quarta-feira (26) o também candidato único Duarte Nogueira (SP). Ele vai substituir João Almeida (BA), que não foi reeleito em outubro do ano passado.

Disputa no DEM e no PR
O DEM (43 cadeiras) vai decidir no voto, nesta segunda-feira (31), o nome do novo líder. Concorrem os deputados Antônio Carlos Magalhães Neto (BA), apoiado pelo presidente nacional do partido, deputado Rodrigo Maia (RJ); e Eduardo Sciarra (PR), apoiado pelo atual líder Paulo Bornhausen (SC). Lançado anteriormente por Bornhausen, Marcos Montes (MG) retirou sua candidatura em favor de Sciarra.

O PR (40 cadeiras) tem eleição marcada para terça-feira, dia 1º, às 15 horas. Estão inscritos o líder em exercício, Lincoln Portela (MG), e os deputados Milton Monti (SP) e Maurício Trindade (BA). Outros candidatos ainda podem se increver até as 18 horas do dia 31.

O PP (44 cadeiras) ainda não bateu o martelo, mas nos bastidores acredita-se que o novo líder poderá ser o deputado Nelson Meurer (PR).

Dúvida no Bloco
PSB, PDT e PCdoB ainda não sabem se vão ou não manter o bloco parlamentar que formaram nos últimos anos. Esta questão permanece sob negociação. Em decorrência de uma condição que o PSDB e o DEM apresentaram para fechar acordo em torno da chapa de consenso para a Mesa Diretora, o presidente da Câmara, Marco Maia, candidato à reeleição, pediu aos partidos para não formarem blocos, pelo menos por enquanto.

Com isso, as indicações para a Mesa e para as comissões poderão ser feitas apenas pelos partidos, e não por blocos. O prazo para a eventual formalização de blocos vai até as 13:30 da terça-feira. Uma hora depois, às 14:30, deve começar a reunião de líderes para decidir a composição da próxima Mesa.

O PSB (34 cadeiras) ainda não escolheu seu novo líder, mas extra-oficialmente a deputada Ana Arraes (PE) é considerada forte concorrente. O partido deve decidir, na próxima segunda-feira, a data da escolha. No PCdoB (15 cadeiras), a atual líder Vanessa Grazziotin (AM), que elegeu-se senadora, deve anunciar amanhã o nome do novo líder. O PDT (26 cadeiras) tem reunião marcada para segunda-feira, à tarde, para discutir o assunto.

Outras bancadas
No PTB (22 cadeiras), o atual líder Jovair Arantes (GO) pode ser reconduzido ao cargo. O partido tem reunião marcada para segunda-feira, às 15 horas, e não há outros candidatos lançados.

O PPS (12 cadeiras) já escolheu como novo líder o deputado Rubens Bueno (PR). Ele vai substituir Fernando Coruja (SC), que não concorreu à reeleição para a Câmara nas eleições de outubro.

O PV (14 cadeiras) escolheu ontem o deputado Sarney Filho (MA), que volta a liderar a bancada verde. Ele já foi líder do partido em vários períodos, entre 2003 e 2009.

PPS e PV articulam a formação de um novo bloco, mas a questão ainda não está resolvida. Ontem, o atual líder do PV, deputado Edson Duarte (BA), afirmou em nota que o PV pretende, sim, formar um bloco, mas ainda não sabe com quem. A decisão sai na próxima semana.

O PSC (17 cadeiras) tem reunião marcada para segunda-feira (31). O nome mais cotado para a liderança é o deputado Ratinho Júnior (PR).

Governo e Minoria
Na liderança do governo, é provável a continuação no cargo do atual líder, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), que perdeu para Marco Maia a disputa interna no PT pela Presidência da Câmara.

Para a liderança da Minoria, o PSDB, maior partido da oposição decidiu ontem (26) indicar o deputado Paulo Abi-Ackel (MG), que já atuou como vice-líder da Minoria.

0 comentários para "Maiores partidos já definiram novos líderes"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.