Cancelar
Acesso CNTV

Consumidores têm dificuldades de quitar empréstimo antecipadamente

14 Dez


Um direito do consumidor é a quitação antecipada. Ninguém precisa esperar o prazo de financiamento acabar para saldar uma dívida, mas não é o que está acontecendo em Porto Alegre.

O anúncio vende facilidades, como dinheiro rápido e pagamento em parcelas. Pegar o empréstimo até que é fácil, mas quem tentar quitar a dívida antes da hora vai descobrir que é mais difícil. “Depois que eles têm o cliente, eles fazem tudo para não perder o cliente. Você fica envolvido por eles”, o farmacêutico Vitorino Martins.

Vitorino só teve dor de cabeça. Ele decidiu pagar antecipadamente todas as parcelas de um financiamento de R$ 9 mil. Foram três tentativas frustradas, faturas que não chegavam e um grande prejuízo.

“Eu tinha esse dinheiro para quitar e queria fazer, porque eu tinha outro negócio, e acabei perdendo o negócio em função dessa demora que eles tinham de me fazer a quitação. É um desrespeito ao consumidor”, contou o farmacêutico Vitorino Martins.

Vitorino tem razão em reclamar. O Código de Defesa do Consumidor garante o direito à quitação antecipada de empréstimos. E mais: é possível optar se a dívida vai ser paga de forma total ou parcial, descontando os juros das prestações.

A empresa que impedir, dificultar ou negar ao consumidor o pagamento antecipado de uma dívida pode ser multada. Só no último mês, o Procon de Porto Alegre recebeu cinco denúncias contra uma única financeira.

“Claro que existe um interesse de permanecer com a dívida do consumidor, porque dentro dessa dívida existem juros. Muitas vezes o consumidor pode atrasar. Então, existem multas pelo atraso, o que evidentemente vai dando uma maior rentabilidade a essas financeiras”, explica Omar Ferri Junior, coordenador do Procon de Porto Alegre.

O consumidor que se sentir lesado deve procurar o Procon.

“Nós vamos encaminhar para a área da fiscalização para verificar e até autuar a financeira, se for o caso, e tentar mediar essa solução para o consumidor para que ele consiga sem prejuízos maiores realizar essa quitação antecipada do valor total do seu financiamento ou de algumas parcelas do seu financiamento”, acrescenta o coordenador do Procon, Omar Ferri Junior.

0 comentários para "Consumidores têm dificuldades de quitar empréstimo antecipadamente"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.