Cancelar
Acesso CNTV

Administradora do Banco 24 Horas anuncia sua entrada no mundo do Open Banking

24 Jun

Administradora do Banco 24 Horas anuncia sua entrada no mundo do Open Banking

Administradora do Banco 24 Horas, a TecBan anunciou nesta segunda-feira (22) a sua entrada no universo do Open Banking. Para isso, a empresa está patrocinando uma iniciativa para acelerar o desenvolvimento do ecossistema de deste padrão no Brasil.

O trabalho será desenvolvido por meio de uma parceria com a Ozone, plataforma utilizada na implantação do sistema de Open Banking no Reino Unido. Segundo a TecBan, a iniciativa acompanha a regulamentação do deste padrão no Brasil e que foi anunciada pelo Banco Central, no início de maio deste.

Ambiente seguro

Os primeiros testes da parceria serão feitos por meio de uma plataforma de "sandbox" da Ozone. Trata-se de um espaço controlado para desenvolver aplicativos e serviços compatíveis com o open banking brasileiro. Para colocar a ideia em prática, a TecBan também vai organizar um hackathon com diversos programadores, fintechs e outros players do mercado. O evento está programado para os dias 25 e 26 de julho e tem como objetivo simular o ambiente real do novo ecossistema.

As provas de conceito e ‘sandbox’ de Open Banking são baseadas em padrões e abrangem todo o mercado. Os resultados serão usados para impulsionar a inovação e apoiar o desenvolvimento de normas no período que antecede a total implementação do sistema no mercado. “Essa iniciativa da TecBan ajudará bancos e fintechs a começarem a criar serviços de Open Banking antes dos prazos exigidos. Isso pode ainda posicionar a TecBan como aceleradora e facilitadora neste espaço”, avalia Chris Michael, cofundador e CEO da Ozone.

Já para Tiago Aguiar, head de Novas Plataformas da TecBan, o fato da empresa operar há décadas como plataforma multibanco e multiacesso permitirá que ela possa expandir a colaboração com os players do setor, com a adoção de novas soluções. “Do físico ao digital, a TecBan processa as solicitações de milhões de clientes, todos os dias. Conhecemos cada um dos desafios desse ecossistema e é um caminho natural levar essa experiência para o Open Banking”.

 

Experiência europeia

A TecBan informa que a Ozone forneceu suporte de implementação de referência para a Open Banking Implementation Entity (OBIE), no Reino Unido. A plataforma foi usada por centenas de bancos e terceiros enquanto eles testavam suas proposições e foram necessários três anos para definir e implementar o padrão de Open Banking. E o processo ainda não está concluído. “A Ozone foi criada ao longo desse processo de implementação, sendo, inicialmente, o ponto de referência para o padrão do Reino Unido", declarou Michael. "Vimos como era difícil para bancos e fintechs interpretarem e implementarem o padrão sem uma ‘sandbox eficaz, que simulasse todas as situações possíveis e que fosse, claro,totalmente funcional”.

O executivo acrescenta ainda que a Ozone também fornece implementação de referência certificada para os protocolos de segurança da OpenID Foundation (FAPI e CIBA) e atualmente está construindo uma implementação de referência para o padrão FDX. “Estamos muito animados por trabalhar com a TecBan no Brasil. Com base no que aprendemos, sabemos que o acesso antecipado a uma plataforma desse tipo será uma virada no jogo para o país. Isso vai acelerar o desenvolvimento do Open Banking, reduzindo significativamente o custo e o risco de definir esse padrão”, completa.

0 comentários para "Administradora do Banco 24 Horas anuncia sua entrada no mundo do Open Banking"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.