Depois da cobrança da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), a Caixa anunciou que já começou a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) contra o coronavírus (Covid19), recomentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), máscara – fundamental para o atendimento ao público –,e álcool gel – necessário para a higienização das mãos após cada atendimento. Além de proteger os bancários, os EPIs também asseguram a saúde dos clientes, evitando que alguém contaminado e assintomático contagie outras pessoas.
“Apesar do atraso, já é um avanço. As agências que não receberem os materiais até a próxima sexta-feira (10), deve nos procurar”, afirmou Dionísio Reis, coordenador da CEE/ Caixa. “Agora, ainda temos outras reivindicações que precisam ser atendidas o quanto antes”, completou o coordenador se referindo ao agendamento por telefone para atendimento presencial.
A reivindicação é motivada pelas grandes filas formadas nas portas das agências do banco público, que colocam em risco a vida e a saúde dos usuários, dos terceirizados e dos bancários que irão atendê-los em seguida. “É preciso se preocupar de fato com as pessoas garantindo o atendimento estritamente essencial e sem aglomeração, para isso é fundamental o agendamento”, explicou Dionísio.
“Mais de dois mil empregados que foram contratados pela Caixa desde setembro de 2018 estão acesso ao Saúde Caixa. Não há tempo a perder. As próximas semanas serão decisivas para a contenção ou proliferação do vírus. Em suas funções diárias, em escritórios fechados e nas agências, interagindo com centenas de pessoas por dia, as chances de os trabalhadores adoecerem é muito alta”, lembrou coordenador da CEE/ Caixa.
Mais cobranças
Outra reivindicação que precisa ser respondida pelo banco é a liberação dos pais de crianças que não têm com quem ficar neste período que não estão na escola e dos que coabitam com pessoas do grupo de risco.