Por: CNTV | Confedera��o Nacional de Vigilantes & Prestadores de Servi�os
Postado: 04/05/2020
Vigilante é morto em operação para destruir garimpo ilegal em SP
Na operação, que durou mais de 10 horas, um homem foi preso e três conseguiram fugir.
 

Um confronto entre a Polícia Ambiental e garimpeiros resultou na morte de um vigilante do Parque Estadual Intervales, em Sete Barras, no interior de São Paulo. Segundo apurado pelo G1, a operação para encontrar e destruir o garimpo clandestino de ouro começou na tarde da última sexta-feira (1º) e terminou na noite deste sábado (2). A vítima estava junto com as autoridades.

O caso ocorreu no bairro Saibadela, dentro do Parque Estadual. Os policiais faziam patrulhamento pelo local para coibir a extração ilegal de palmito, além de atividade de caça. Na companhia de dois guardas do parque, eles percorreram a trilha do Rio Saibadela, por aproximadamente quatro horas, onde localizaram o ponto de garimpo clandestino para extração de ouro, com a utilização de motor a combustão, mercúrio e outras ferramentas.

No garimpo, foram encontrados quatro suspeitos, sendo um deles preso. Os outros três conseguiram fugir e voltaram armados ao encontro dos policiais, onde se deu início a troca de tiros. No confronto, um dos guardas teve a perna esquerda atingida. Em seguida, outro vigilante foi atingido por um dos criminosos na cabeça, ficando imediatamente inconsciente.

Diante da situação, os policiais ambientais pediram o apoio do Grupamento Aéreo para socorrer duas vítimas baleadas. Dois helicópteros Águia sobrevoaram a região, mas devido a vegetação fechada e a pouca visibilidade, só conseguiram localizar as vítimas e os policiais na tarde deste sábado. Um dos vigilantes não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Por meio de nota, a Fundação Florestal lamentou a morte do vigilante durante ação integrada de fiscalização no Parque Estadual Intervales e afirmou que está acompanhando as investigações policiais. Além disso, a FF também informou que o outro guarda está internado e que presta apoio ao servidor.

 
Operação contou com dezenas de policiais ambientais — Foto: Divulgação/Polícia AmbientalOperação contou com dezenas de policiais ambientais — Foto: Divulgação/Polícia AmbientalOperação contou com dezenas de policiais ambientais — Foto: Divulgação/Polícia Ambiental